Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:58:15
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/01/2023 às 15:32

Mato Grosso acumula mais de 51 mil novas empresas em 2022

Com as novas empresas, já são 395.495 estabelecimentos ativos no estado

Leiagora

Mato Grosso acumula mais de 51 mil novas empresas em 2022

Foto: Reprodução

A última atualização dos dados da Receita Federal do Brasil (RFB) mostra que Mato Grosso acumulou, no ano passado, 51,1 mil novas empresas no estado, resultado da abertura de 81.499 empresas contra o fechamento de 30.282. O saldo atual deixa Mato Grosso com 395.495 estabelecimentos ativos, à frente de Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. O cenário positivo vem ocorrendo desde 2009, o que tem favorecido a economia na região com a geração de emprego, de renda e a arrecadação de impostos.

É o que explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Com uma geração positiva de empresas no estado, há um aumento considerável no número de empregados e, consequentemente, de renda que circula em Mato Grosso. Além disso, há os benefícios não diretos, como o fomento de setores interrelacionados ou ainda outras atividades que possam surgir devido aos novos negócios”.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), 95% das empresas abertas no ano passado foram matrizes e apenas 5% filiais. O tempo médio para a abertura das empresas foi de 22 horas, o que faz com que Mato Grosso se mantenha entre os 10 estados com o menor tempo de abertura de empresas.

Wenceslau Júnior, que também é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), destaca a agilidade para a abertura de novas empresas no estado. “Manter um tempo baixo de registro e viabilidade para abertura de novos estabelecimentos facilita a criação de mais firmas, o que pode estar contribuindo para os valores positivos apresentados em Mato Grosso”.

A título de comparação, em 2021 foram abertas 78.169 empresas e fechadas 26.042, gerando um saldo de 52.127 empresas, mantendo os valores acima dos 50 mil.

Com relação às atividades comerciais com mais empresas ativas no estado, destacam-se as de artigos do vestuário e acessórios, (22 mil), empresas de cabeleireiros, manicure e pedicure respondem por 14 mil e de obras de alvenaria, com 13 mil.

“Há muitos anos que Mato Grosso tem se mostrado um ambiente potencial para as empresas aqui já estabelecidas e para novos negócios. Os números de 2022 para o saldo de empresas consolida o cenário de avanço no aumento contínuo de empreendimentos, que gera diversos impactos na economia”, conclui o presidente da Fecomércio-MT.

 
Fecomércio
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet