Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:28:53
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2023 às 14:00

Wilson Santos quer transferir dragas de areia de Cuiabá e VG para o Manso

Além disso, o parlamentar defende a suspensão das atividades das dragas durante piracema

Jardel P. Arruda

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) busca uma forma de mudar as dragas de areia instaladas às margens do Rio Cuiabá para o Lago do Manso. A medida seria uma forma de reduzir o impacto no rio que banha a Capital, o qual teria deixado de receber esse tipo de sedimento desde a construção da barragem.

“Quem mais mandava areia para baixo era o Rio Manso, e essa areia está ficando em Manso. Uma das discussões será o deslocamento dessas dragas para Manso. Agora, é possível isso? A legislação permite? Porque o que eles estão dragando é barranco, são areias antigas, porque praticamente não vem mais areia, fica toda em Manso”, disse o deputado, na manhã desta quinta-feira (26), à rádio CBN.

De acordo com ele, essa será uma das discussões prioritárias de 2023 envolvendo a recuperação do rio. O assunto foi levantado na Expedição Fluvial no Rio Cuiabá, liderada por Wilson Santos, que partiu do rio Manso e chegou até a foz do Rio Cuiabá, no encontro com o Rio São Lourenço. A jornada foi de cerca de 700 km percorridos a barco com apoio da Marinha do Brasil, que cedeu embarcações e acompanhou todo o trajeto.

“Vamos discutir também o funcionamento das dragas, não só proibir o funcionamento delas no período da piracema, como quem sabe deslocar elas de forma consensual, dando prazo. O Ministério Público está acompanhando”, complementou.

Piracema

Outro ponto abordado pelo deputado Wilson Santos é a mudança nas datas da piracema, período proibitivo de pesca. Segundo o parlamentar, o ideal seria o início no começo de novembro, com fim nos últimos dias de fevereiro. Atualmente, o período vai do inicídio de outubro ao início de fevereiro.

“Isso acontece por pressão de grupos econômicos", afirmou o deputado. De acordo com ele, a nova data uniformiza Mato Grosso com Mato Grosso do Sul e outros estados do país.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • RAFAEL AMERICO 15/02/2023 às 00:00

    Deveriam fazer uma fiscalização dessas dragas acabaram com a praia do náutico e praia grande que eram patrimônios culturais de cuiaba e vg e agora rio cuiaba tá acabando estão suga do tudo inclusive aqui comunidade Pai André tem draga que usa área de APP como depósito de areia e tráfego de caretas caminhões e máquinas jogam.oleo no Rio e na margem .. cadê as autoridades estão cegas ou todas compradas

 
Sitevip Internet