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Notícias / Política

30/01/2023 às 17:00

Coleta fluvial no Rio Cuiabá não funciona há mais de um ano, acusa Demilson

Serviço deveria percorrer, diariamente, um trecho de aproximadamente cinco quilômetros,

Jardel P. Arruda

Coleta fluvial no Rio Cuiabá não funciona há mais de um ano, acusa Demilson

Foto: Da Assessoria

O vereador Demilson Nogueira (PP) denunciou à imprensa que a coleta fluvial do Rio Cuiabá, a qual deveria ser realizada pela prefeitura, está paralisada há cerca de um ano e meio. De acordo com ele, a Balsa Ecológica, unidade responsável pela limpeza e preservação do rio, está ancorada no Cais do Porto, sem uso.

“Mais um desperdício com o dinheiro público, um serviço que não é realizado. Essa poderia ser uma das melhores atividades ligadas à área de limpeza e infelizmente o serviço está parado, paga-se por aquilo que não presta à população cuiabana enquanto isso a saúde está o caos, médicos não são pagos, hospitais sucateados e a gestão que deveria cuidar do meio ambiente, do nosso Rio Cuiabá, da sobrevivência dos peixes, das mananciais é ineficiente”, afirmou o vereador Demilson Nogueira. 

De acordo com ele, ao chegar às proximidades do Cais do Porto, constatou que a balsa estava estacionada e, de acordo com alguns funcionários das empresas de serviços náuticos do local, o serviço de coleta fluvial não vem sendo executado há mais de um ano e meio. 

A coleta deveria percorrer, diariamente, um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, entre a Ponte Maria Eliza Bocaiúva, a "Ponte Nova", e a comunidade São Gonçalo Beira Rio, recolhendo todo tipo de material encontrado às margens do rio. 

O equipamento, que está sem uso, possui mais de 7 metros de comprimento e 3 metros de largura. A Balsa Ecológica faz parte do contrato de prestação de serviço assinado entre o Município e a empresa Locar, desde dezembro de 2018. O serviço de coleta  foi uma das exigências feitas no edital de concorrência pública que estabeleceu a Locar como vencedora.

Outro lado

Em nota, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informa que:

- O serviço foi suspenso, temporariamente, pela empresa Locar Saneamento Ambiental, por conta de um problema no motor da Balsa Ecológica.

- A manutenção do equipamento é de responsabilidade da empresa, que o enviou para fora de Cuiabá para que o conserto seja realizado.

- A Limpurb notificou a empresa solicitando agilidade nesse processo, para que o serviço seja retomado o mais breve possível.

- Destaca ainda que, desde 2018, o pagamento à empresa é feito por quantidade de lixo coletado em toda a cidade.

- Dessa forma, o Município não arca com qualquer custo com manutenção de equipamentos ou por serviços que não estão sendo prestados.

- Reforça ainda que, periodicamente, servidores da própria Limpurb realizam ações de limpeza em toda a margem do Rio Cuiabá.
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