Cuiabá, domingo, 05/05/2024
07:07:10
informe o texto

Notícias / Política

03/02/2023 às 09:35

MPF vai fiscalizar tramitação da proposta de Wellington Fagundes para nova Lei do Pantanal

Instituto Ambiental Augusto Leverger fez representação para garantir que povos tradicionais sejam ouvidos

Jardel P. Arruda

MPF vai fiscalizar tramitação da proposta de Wellington Fagundes para nova Lei do Pantanal

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O Ministério Público Federal (MPF) vai acompanhar a tramitação do Projeto de Lei da Restauração e Exploração do Pantanal que tramita no Senado Federal. O PL nº 5.482/2020, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL), trata de alguns temas que já foram abordados em nível estadual, como uso do fogo e incentivo ao turismo na região.

Conforme portaria de instauração do procedimento administrativo de acompanhamento, publicada no dia 20 de janeiro, será o 1º Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso o responsável pela fiscalização.

O objetivo é garantir que sejam realizadas consultas prévias, livres e informadas com a comunidade indígena Guató, e demais comunidades tradicionais como os quilombolas e ribeirinhos e pescadores, sobre o projeto de lei.

Entre os temas tratados no projeto estão a ocupação territorial e de exploração sustentável dos recursos naturais; prevenção e combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais; regularização fundiária; elaboração e implementação do zoneamento ecológico econômico (ZEE) do bioma Pantanal e incentivo e apoio à elaboração e implementação do ZEE dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; adoção de práticas agropecuárias sustentáveis, entre outros.

A instauração de um procedimento administrativo para acompanhamento da tramitação do Projeto de Lei 5.482/2020 surgiu após a representação do Instituto Ambiental Augusto Leverger (IAAL), na qual solicitou justamente que fosse garantida a realização da consulta livre, prévia e informada às comunidades tradicionais do bioma.

Relatoria

Proposto em 2020, ano em que grandes incêndios florestais acometeram o Pantanal, o projeto de lei foi designado para o senador Jayme Campos (União) relatar, em fevereiro de 2022. Contudo, com o fim da legislatura, o projeto foi devolvido à Secretaria de Apoio à Comissão de Meio Ambiente e aguarda nova relatoria.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet