Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:31:58
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/02/2023 às 15:40

Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho

Especialista faz recomendações para se destacar em entrevistas de emprego

Leiagora

Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho

Foto: stokkete

Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo a professora do curso de Administração da Unic Beira Rio, Marizete Borges, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.

“Preparar-se para as oportunidades é importante e um diferencial quando as vagas surgirem. Não há mágica para garantir um emprego, mas algumas dicas podem ser decisivas na disputa por uma vaga”, aponta.

A professora selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego:

Destaque soft skills e hard skills!

Os recrutadores estão cada vez mais atentos às habilidades essenciais, que podem ser chamadas de soft skills e hard skills. A primeira, se refere a habilidades que dizem respeito aos relacionamentos interpessoais, sociais, ligados à capacidade de se comunicar claramente, ter resiliência, empatia, respeito etc. Já as hard skills, são habilidades específicas, como pontos mais técnicos desde a capacidade de ler até o trabalho com sistemas informacionais complexos. 

Fique on-line! 

Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao métier e atualizar as redes sociais de perfil profissional. 

Leia notícias! 

As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor maneira de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação, tais como jornais e portais de notícia.

Prepare o currículo! 

Deixar claro qual a trajetória profissional, valoriza o histórico profissional. Vale destacar a evolução em experiências adquiridas na ocupação de determinado cargo.

Valorize contatos!

Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. Importante estabelecer uma conexão com outros profissionais da mesma área e criar uma rede de contatos, com aproximação e bom senso.

Seja confiante!

A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. Autoconhecimento é importante para acreditar no próprio potencial, no aspecto profissional e pessoal. Destacar as habilidades e sonhos com humildade e confiança é necessário para ser bem recebido por empresas..

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet