Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:07:07
informe o texto

Notícias / Geral

18/02/2023 às 14:58

Estudantes da rede estadual de MT já podem se inscrever para o programa Jovem Senador

As inscrições vão até 6 de abril na etapa estadual e podem ser feitas por estudantes do ensino médio com até 19 anos

Leiagora

Estudantes da rede estadual de MT já podem se inscrever para o programa Jovem Senador

Foto: Crédito: Wesley Rodrigues

Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino já podem se inscrever no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2023, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Senado da República.O objetivo do programa é proporcionar à comunidade estudantil conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal. Ainda, estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com as rotinas do parlamento.

Podem participar os estudantes matriculados nas modalidades regular, técnico, especial ou indígena, com até 19 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2023. A seleção será realizada por meio de concurso de redação com o tema a “Saúde mental nas escolas públicas”, respeitando os critérios técnicos definidos no regulamento.


Confira o regulamento do programa AQUI

Na primeira etapa, a inscrição é realizada pelo estudante e um professor orientador. Para isso, é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida e uma cópia impressa da redação ao diretor da unidade escolar até o dia 6 de abril. As redações enviadas após essa data serão desclassificadas.

A próxima etapa será realizada pelas escolas, após selecionar apenas uma redação entre todos os textos inscritos. Cada unidade participante irá enviar a redação escolhida à Diretoria Regional de Educação (DRE) do seu polo. Feito isso, caberá às 15 DREs fazerem uma nova seleção, onde cada uma delas vai escolher três redações que serão encaminhadas à banca examinadora da Seduc.

Serão selecionadas três redações entre as 45 enviadas pelas DREs. Então, os textos finalistas serão encaminhados à organização do programa, no Senado Federal, até o dia 05 de maio, para concorrer na etapa nacional.

A coordenadora do Ensino Médio, Andrea Melo, que é ligada à Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), disse que as etapas nacionais ocorrem em 31 de maio e 12 de junho. 

“É importante não perder os prazos, e que o estudante esteja ciente das etapas do processo. O estudante selecionado deverá ter disponibilidade para participar da semana de imersão na agenda parlamentar, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília”.

 
Assessoria Seduc
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet