Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
20:39:38
informe o texto

Notícias / Polícia

26/02/2023 às 11:33

Após 3 anos sem festa, número de assassinatos no carnaval aumenta 160% em 2023

A chacina em Sinop contribuiu para elevar o número de mortes durante os festejos fechando em 26 homicídios do dia 17 a 21 de fevereiro, chegando a uma média de 5,2 pessoas executadas por dia

Kamila Arruda

Após 3 anos sem festa, número de assassinatos no carnaval aumenta 160% em 2023

Foto: Sesp-MT

O número de homicídios no período de carnaval em 2023 aumentou 160% se comparado ao ano de 2020, último ano em que a festa popular foi realizada devido à pandemia. Além disso, o número ainda é 116% maior que o de 2019. Isto porque este ano foram 26 assassinatos, enquanto em 2020 foram 10 e em 2019, 12 pessoas morreram durante os festejos.

Levando em consideração que os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) são do dia 17 a 21 de fevereiro, cinco dias, é possível estabelecer ainda uma média de 5,2 mortes por dia. Deste total de mortes, 
65% dos casos tiveram a autoria identificada.

Um dos fatos que fez o número saltar é o da chacina registrada no município de Sinop, na terça-feira (21), quando sete pessoas foram assassinada por dois homens em um bar. A informação é do secretário de Segurança Pública, coronel Cezar Roveri, que frisa não houve registro de mortes em eventos de carnaval.

“Tragicamente esse fato acabou elevando as nossas estatísticas, mas em nenhum ponto de carnaval nós tivemos qualquer índice ou qualquer confronto problema que resultasse em morte”, enfatizou.

Na terça-feira (21), Edgar Ricardo de Oliveira, 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, 27 anos, mataram a tiros sete pessoas em um bar em Sinop. Eles teriam ficado revoltados após perderem R$ 4 mil em aposta no jogo de sinuca.
 
Por outro lado, o integrante do primeiro escalão estadual frisa que em outros pontos houve uma queda nos registros criminais no período de Carnaval. “Todos os índices nesse carnaval foram menores que os outros anos no período de carnaval, roubo furto, apreensão de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, com exceção do homicídio”, completou.
 
No que diz respeito a roubo, os números caíram drasticamente, saindo de 152 em 2019, passando por 130 em 2020, chegando a apenas 46 neste ano.
 
Confira os demais dados

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet