Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
20:16:06
informe o texto

Notícias / Polícia

02/03/2023 às 11:34

Vice-prefeita e presidente da Câmara são afastados por envolvimento em desvio de combustível

As investigações iniciaram após denúncia de que servidores abasteciam veículos particulares em postos de combustíveis em nome da prefeitura

Leiagora

Vice-prefeita e presidente da Câmara são afastados por envolvimento em desvio de combustível

Foto: reprodução/PJC-MT

A vice-prefeita Isabel Fernandes e o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Cascalheira (a 772 km de Cuiabá), foram afastados do cargo por integrarem em um esquema de desvio de combustível e recursos públicos do município. Além deles, outros servidores foram alvos da Operação Tanque Cheio, deflagrada na manhã desta quinta-feira (2).
De acordo com a Polícia Civil, a operação foi realizada para o cumprimento de  23 mandados de busca e apreensão contra investigados por um esquema de corrupção envolvendo setores da administração pública de Ribeirão Cascalheira e uso da máquina pública para fins particulares. 



As diligências resultaram também no afastamento do Secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Nunes Brandão, do Secretário de Finanças, Vilson de Assis Lourenço Caiado e do Secretário de Saúde,  Fausto Francisco De Oliveira.

Os mandados são cumpridos nas secretarias alvos da investigação, em residências de agentes políticos e empresas. Uma empresa na cidade de Bom Jesus do Araguaia também foi alvo das buscas e apreensões.

A investigação da Delegacia da Polícia Civil de Ribeirão Cascalheira teve início a partir da denúncia de que servidores e terceiros, sem vínculo com a administração municipal abasteceriam veículos particulares em postos de combustíveis em nome da prefeitura.

A Polícia Civil deu início à verificação preliminar das informações e constatou a existência de um forte esquema de desvio de combustível. Os indícios reunidos também apontam que máquinas da prefeitura realizavam trabalhos em propriedades particulares, como fazendas e chácaras.

Além do abastecimento, contas particulares também eram pagas com os cartões de abastecimento da prefeitura de Ribeirão Cascalheira. Foram coletados elementos substanciais que apontam a ocorrência de associação criminosa, peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica.

O delegado Flávio Leonardo Santana Silva pediu e a Justiça determinou buscas e apreensões, afastamento cautelar dos suspeitos, entre outras medidas necessárias para a continuidade das investigações.

A representação encaminhada pela Polícia Civil teve parecer favorável do Ministério Público e foi deferida pelo juízo da Vara Única de Ribeirão Cascalheira. Segundo o delegado, os elementos apontam que o esquema criminoso pode ser mais extenso. “Por meio dessas medidas, será possível entender o seu funcionamento, extensão dos crimes cometidos e demais autores envolvidos”, explicou Flávio Leonardo.

As investigações apontam ainda que o esquema ocorreu também durante a pandemia. “Fato que torna o crime mais reprovável. Além de por fim ao esquema criminoso, as investigações objetivam revelar a extensão dos prejuízos causados aos cofres públicos e possibilitar a restituição desses valores”, pontuou o delegado.

A operação contou com o apoio de mais de 70 policiais civis das Delegacias das Regionais de Água Boa, Barra dos Garças e de Confresa
Assessoria/PJC
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet