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Notícias / Política

03/03/2023 às 16:00

Governo do Estado assume concessão da BR-163 em abril, diz senador

Wellington Fagundes alega que todos entraves foram desfeitos

Da Redação - Jardel P. Arruda/De Rondonópolis - Paulo Henrique Fanaia e Gabriela Arantes

Governo do Estado assume concessão da BR-163 em abril, diz senador

Foto: Paulo Henrique Fanaia

O senador Wellington Fagundes (PL) afirma que foram desfeitos todos os entraves envolvendo negociações bancárias para o governo do Estado, através da MT Participações, assumir o controle da empresa Rota do Oeste, detentora da concessão da BR-163 no trecho de Itiquira a Sinop.

“BR-163 já é um grande problema, mas felizmente já conseguiu concluir as negociações com os bancos e agora no mês de abril deve ser assinado e o estado, através do MT PAR, assumir. E o governo do Estado está com recurso na conta, R$ 1 bilhão”, afirmou Fagundes.

A informação foi anunciada em entrevista antes do início da cerimônia de entrega de 1.440 casas do residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis, nesta sexta-feira (3), construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida. O evento contou com a participação do presidente Lula (PT) e várias autoridades políticas.

No último mês, as negociações para a MT Par adquirir o controle acionário da Rota do Oeste emperram em duas frentes: primeiro nas tratativas sobre as dívidas junto ao banco Pine, depois com a Caixa Econômica. Agora, no entanto, tudo estaria equacionado.

Leia também - A um passo de ‘estadualização’, BR-163 enfrenta problema de falta de sinalização

Concessão 

De Itiquira, no Sul de Mato Grosso, a Sinop, município do Nortão, a BR-163 está sob concessão da Rota do Oeste, empresa cujo controle acionário pertence à Odebrecht TransPort.

Em 2013, a Rota venceu o leilão da concessão deste trecho da rodovia, principal rota de escoamento da produção agrícola e pecuária do estado, com a promessa de investir  R$ 5,5 bilhões, duplicar toda pista e mantê-la conservada.

Contudo, após a Odebrecht ser alvo da Operação Lava-Jato, a concessionária não honrou com as cláusulas contratuais da concessão e se tornou alvo constante de reclamações de quem a utiliza devido às más condições e perigos da pista.

Em 2022, a empresa oficiou o governo Federal sobre a intenção de devolver a concessão. Contudo, devido a demora dos trâmites e a necessidade de uma solução emergencial para o problema de duplicação do trecho Posto Gil-Sinop, o governo do Estado está em meio a uma negociação para assumir o controle acionário da Rota do Oeste por meio da MT Participações, empresa estadual de investimentos.
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