Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
17:26:51
informe o texto

Notícias / Geral

12/03/2023 às 17:54

VG tem 1 mil pessoas aguardando por cirurgias e prioridade é unificação de lista de espera

Existem alguns pacientes que se repetem nas listas do estado e dos municípios de Cuiabá e VG, por isso é importante que haja uma troca de informações entre os entes para organizar a fila de cirurgias

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

VG tem 1 mil pessoas aguardando por cirurgias e prioridade é unificação de lista de espera

Foto: Assessoria

A redução da fila de espera para uma cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) é prioridade das gestões estadual e municipal. O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, revelou que uma ação está sendo traçada em parceria com o governo do Estado para que possa unificar as filas e conta que cerca de 1 mil pessoas do município ainda aguardam na fila. 

Gonçalo disse que o município tem realizado uma busca ativa pelos pacientes, mas destaca que é preciso que estes usuários do SUS mantenham os dados atualizados, porque caso não sejam localizados acabam indo para o final da fila. O assunto, inclusive, foi tratado em uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e com o gestor da Saúde de Cuiabá, Guilherme Salomão. 

“O assunto principal foi fila de cirurgia que precisa ser depurada. As filas do estado, fila de Cuiabá e de Várzea Grande precisa ser unificada, tem pacientes que constam nas três filas. Estamos agora fazendo os entendimentos para dar andamento nisso”, explicou Gonçalo. 

O gestor da saúde de Várzea Grande relembrou que o estado ficou quase dois anos sem realizar cirurgias e atualmente o município conta com três salas cirúrgicas no pronto-socorro e duas na maternidade e o estado vem intensificando as ações, mas pondera que ainda é preciso um aporte maior e uma maior participação do Estado. E lembrou que 80% da questão da saúde de Mato Grosso se revolve em Cuiabá e Várzea Grande.

O secretário também fez um balanço e informou que do meio do ano passado até o momento, foram realizadas cerca de 2 mil cirurgias ortopédica e 2.800 partos na maternidade. Ele fala que houve avanço também das cirurgias eletivas e gerais, em que ao menos 50% da fila já deve ter avançado, mas ainda é necessário um confronto de dados entre Estado e municípios. Por outro lado, estima-se ainda que cerca de 1 mil moradores de Várzea Grande aguardam na fila.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet