Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
20:48:02
informe o texto

Notícias / Polícia

21/03/2023 às 09:23

Seis policiais civis são presos em ação conjunta da Corregedoria da PJC e Gaeco

As ordens judicias de busca e apreensão e prisão preventiva são cumpridas nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rondonópolis

Eloany Nascimento

Seis policiais civis são presos em ação conjunta da Corregedoria da PJC e Gaeco

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta terça-feira (21), a terceira fase da Operação Renegados. A ação tem como objetivo o cumprimento de ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e prisão preventiva de 10 investigados, entre eles policiais civis. 

As ordens judicias de busca e apreensão e prisão preventiva são cumpridas nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rondonópolis. Em apuração o Leiagora confirmou que entre os detidos, seis são policiais civis e quatro colaboradores de fora.

Conforme a Polícia Civil, os elementos informativos e provas colhidos durante as investigações, demonstraram que a organização criminosa era comandada por policial da ativa. “Utilizava técnicas de investigação com o uso de equipamentos da Polícia Judiciária Civil, além da facilidade de ser chefe de operação de uma delegacia da Capital, para facilitar e encobrir as ações criminosas do grupo”, diz trecho da publicação. 

 
As investigações apuraram ações praticadas pelos investigados envolvendo a prática de crimes graves como concussão, corrupção, peculato, roubo e tráfico. A organização criminosa tem dentre outros membros, policiais civis e informantes do grupo.

A instituição emitiu um posicionamento sobre a investigação na divulgação da nova fase da Operação. “O Ministério Público e a Polícia Civil comungam esforços para combater os que desonram sua missão institucional e renegam a nobre missão do combate à corrupção e à criminalidade. A lei é para todos e com muito mais rigor deve atingir aqueles que abusam da função pública e se utilizam do cargo e do aparato estatal para o cometimento de crimes”, declarou.

Operação Renegados

A Operação Renegados foi deflagrada em maio de 2021, para o cumprimento de 44  mandados, sendo que destes 22 são de prisão preventiva.

A operação se fundamenta em um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado no âmbito do  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e inquéritos  instaurados pela Corregedoria Geral da Polícial Civil.

O objetivo é desarticular  uma organização criminosa composta , dentre outros membros, por policiais civis e militares além de informantes utilizados pelo grupo criminoso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet