Cuiabá, sábado, 04/05/2024
15:34:34
informe o texto

Notícias / Geral

29/03/2023 às 17:20

Unidade da Politec recebe equipamento infravermelho para realização de exames definitivos de drogas

Uso do espectrômetro auxilia os peritos nos exames de drogas, garantindo maior precisão e segurança nos resultados obtidos

Leiagora

Unidade da Politec recebe equipamento infravermelho para realização de exames definitivos de drogas

Foto: Politec

A Gerência Regional da Politec de Alto Araguaia passa a contar com o espectrômetro FTIR portátil Agilent 4500, na realização de exames definitivos de análise e identificação de drogas e substâncias proscritas apreendidas pela Polícia, ou coletadas em locais de crimes.

O equipamento foi adquirido pelo Conselho Comunitário de Segurança do município de Pontes e Lacerda e transferido com autorização do Conseg para a Gerência de Alto Araguaia após essa unidade receber outro equipamento infravermelho com recursos do Governo do Estado em junho do ano passado.

De acordo com o Gerente Regional de Alto Araguaia, Getúlio Alves, os servidores da unidade já receberam o treinamento para uso do espectrômetro, e já foi emitido laudo definitivo com ajuda do aparelho.

A análise do infravermelho é feita a partir da frequência de vibração das ligações químicas moleculares da substância. Com isso, o equipamento busca em seu banco de dados substâncias que já foram catalogadas, para assim realizar a identificação.

Por estar localizada na divisa de estados, a Politec de Alto Araguaia recebe com frequência requisições de exames de grandes apreensões de entorpecentes. “Em 2021 tivemos o caso de uma apreensão de 5 toneladas de maconha, em 2022 nós atendemos uma apreensão de  1 tonelada de cocaína, e neste ano de 2023 já recebemos aproximadamente mais de meia tonelada de entorpecentes para análise”, citou Getúlio Alves.

O uso do espectrômetro FTIR auxilia os exames periciais, garantindo mais precisão e segurança nos resultados obtidos, além de descentralizar o exame definitivo de drogas, que anteriormente era realizado exclusivamente no laboratório forense da capital e na Gerência Regional de Pontes e Lacerda. Os exames que antes levavam em média 60 dias para serem concluídos agora são realizados em cerca de dois minutos, o que, conforme o gerente da Regional, agiliza a conclusão e entrega dos laudos definitivos para as autoridades requisitantes.

“Antes, aqui na Gerência, era realizado apenas o exame de constatação (preliminar) para a instrução do flagrante, e a autoridade ficava no aguardo do exame definitivo para juntada no procedimento em curso. Hoje a instrução já é feita com o laudo definitivo de drogas”, relatou.

Atualmente, 16 unidades da Politec da capital e do interior já realizam os exames definitivos de drogas.

 
Assessoria/Politec
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet