Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
02:12:52
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/03/2023 às 15:51

Indea atende portaria do Ministério da Agricultura e suspende eventos com aglomeração de aves

Indea registrou, em 2022, 29 eventos que movimentaram 7.196 aves

Leiagora

Indea atende portaria do Ministério da Agricultura e suspende eventos com aglomeração de aves

Foto: Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) atendeu à portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e suspendeu as autorizações para realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos que promovam aglomeração de aves por um período de 90 dias.

A decisão do Mapa foi publicada nessa quinta-feira (30) e interrompe, em todo território nacional, a realização de eventos em que haja a presença de ave. A medida tem caráter preventivo e foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.

A suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, conforme ressalta a portaria.

Em Mato Grosso, em 2022, o Indea registrou 29 eventos que movimentaram 7.196 aves. Segundo levantamento do Indea, as ações ocorreram predominantemente em municípios com avicultura comercial, sendo a maioria dos eventos torneios de canto.

 
Assessoria Indea
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet