Cuiabá, sábado, 18/05/2024
12:18:36
informe o texto

Notícias / Geral

05/04/2023 às 15:27

Testes de fumaça é iniciado em Cuiaba para identificação de ligações irregulares em residências e comércios

Constatado irregularidades, o morador será orientado a fazer a ligação correta, o qual o custo da regularização em cada residência é do próprio proprietário

Leiagora

Testes de fumaça é iniciado em Cuiaba para identificação de ligações irregulares em residências e comércios

Foto: Águas Cuiabá

Um teste de fumaça foi iniciado em Cuiabá para identificar ligações irregulares em residências e comércios. A ação será realizada em vários pontos da cidade para evitar a sobrecarga nas tubulações de rede de esgoto com água da chuva, pois pode provocar extravasamentos que impactam o sistema de coleta e tratamento.

O trabalho será realizado pela Águas Cuiabá, e a primeira etapa é o diálogo com a comunidade, que recebe informações sobre a medida operacional e sua importância. A verificação ocorrerá, ao longo do ano, em todas as regiões da cidade.

“O lançamento de água de chuva no sistema de esgoto gera sobrecarga, causando o extravasamento dos efluentes não somente nas tubulações que formam a rede pública, mas também dentro das casas. O objetivo do nosso trabalho é evitar que isso aconteça e garantir o padrão do serviço entregue às famílias cuiabanas”, explica Guilherme Silvestrin, gerente operacional da concessionária.

O bairro Santa Terezinha foi o primeiro a receber o teste. Os moradores foram convidados a acompanhar o processo, que consiste em injetar, com o uso de ferramentas específicas, fumaça não tóxica em um Poço de Visita (PV) ou Caixa de Inspeção (CI) da rede coletora de esgoto. Ao circular pela tubulação, a fumaça deve sair pela caixa de inspeção, localizada na calçada ou em frente ao imóvel. Quando há ligações irregulares, ela escapa por outros locais, como bocas de lobo, caixa de passagem e calhas.  

“A realização deste tipo de teste é uma prática adotada em todo o mundo e a fumaça não causa prejuízo à saúde. Este aspecto e o detalhamento do trabalho são explicados à comunidade, que é nossa grande parceira”, explica o gerente de clientes, Ederson Teixeira.

Com a realização do teste, diante da constatação de irregularidades, o morador será notificado e orientado a fazer a ligação correta num prazo de até 30 dias. O custo da regularização em cada residência é do próprio morador e o não cumprimento da notificação é passível de multa, conforme estabelece o Regulamento de Serviços - Resolução Normativa n° 05, de 26 de novembro de 2012, Art.106. Os testes de fumaça estão sendo realizados mediante acompanhamento do órgão regulador (Arsec).  

Importância – A expansão da cobertura de esgotamento sanitário doméstico vem reposicionando Cuiabá no cenário do saneamento básico. O ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado neste mês, mostra que Cuiabá subiu 23 posições no ranking, saindo de 55º para 32º lugar, além de ser a capital com maior investimento por pessoa do país, com R$ 369, o que representa mais de quatro vezes a média do Brasil.

“A efetivação do ciclo do saneamento está diretamente ligada à adesão da comunidade. É fundamental que cada um faça sua parte, conectando, corretamente, os imóveis à rede de coleta.”, pontua a diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell.  

O município conta, hoje, com 80% de cobertura de esgoto e caminha rumo à universalização, alcançando 91% em 2024.


 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet