Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
14:43:53
informe o texto

Notícias / Política

06/04/2023 às 12:58

Botelho afirma que ALMT agiu dentro da constitucionalidade e garante resposta ao STF

De acordo com deputado, aprovar a intervenção estadual na saúde de Cuiabá foi trâmite legal

Jardel P. Arruda

Botelho afirma que ALMT agiu dentro da constitucionalidade e garante resposta ao STF

Foto: Angelo Varela / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), defende que toda atuação da Casa de Leis na aprovação da intervenção estadual na saúde de Cuiabá foi dentro da legalidade e garantiu que responderá à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o pedido de informações sobre o caso.

“Basicamente o pedido dela é sobre legislação, se permite ou não. [...] Eu posso assegurar, a Assembleia fez o que está na Constituição [...] Posso garantir que a Assembleia fez o que está na Constituição do Estado, o que está na legalidade”, disse Botelho, nessa quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa.

A ministra deu um prazo de 5 dias para o presidente da ALMT e o governador Mauro Mendes (União) apresentare informações sobre a intervenção na saúde. Depois, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República terão, cada, prazo de três dias para apresentar manifestação.

Então, a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) contra a intervenção na Saúde de Cuiabá deverá ser julgada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação foi protocolada na sexta-feira (31). Nela, o MDB pede que o STF “exclua a possibilidade de decretação judicial de intervenção estadual nos municípios do Estado do Mato Grosso por violação de princípios constitucionais estaduais”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet