Cuiabá, sábado, 04/05/2024
10:47:02
informe o texto

Notícias / Geral

13/04/2023 às 16:19

Prefeitura reforça segurança nas escolas municipais e cria grupo de trabalho para prevenção à violência

A medida foi oficializada por meio de um decreto baixado nesta quinta e o aumento se dá pelo projeto Anjos da Guarda

Kamila Arruda

Prefeitura reforça segurança nas escolas municipais e cria grupo de trabalho para prevenção à violência

Foto: Emanoele Daiane

Diante das ameaças recentes, a Prefeitura de Cuiabá criou um Grupo de Trabalho de prevenção e combate à violência nas escolas municipais. A medida foi oficializada por meio de um decreto baixado nesta quinta-feira (13).

O documento prevê também o aumento ostensivo na segurança das unidades educacionais durante a entrada e saída dos alunos. Esse “reforço” na segurança se dará por meio do projeto “Anjos da Guarda”, coordenado pela Secretaria Adjunta de Apoio à Segurança Pública Municipal.

“O projeto Anjos da Guarda foi ampliado para reforçar a segurança nas escolas. Então, daqui pra frente, independente do clima de instabilidade e ameaças, as escolas vão ter sempre uma maior presença dos policiais", garantiu o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales. 

O integrante do primeiro escalão municipal ainda frisa que as unidades escolares terão um canal de contato direto com a Sorp. “Os responsáveis pelas escolas terão um canal direto com os policiais. Isso foi uma das medidas preventivas para evitar alguma invasão ou ataque às escolas do município", completou. 

Outra medida já implementada é quanto ao remanejamento de vigilantes de unidades escolares que atuam à noite para o desenvolvimento de suas atividades durante o dia. Além de monitorar, por meio de rondas policiais e de vigilância eletrônica, todas as unidades da rede municipal de educação e programar ações voltadas ao combate à violência escolar, garantindo o exercício pleno da cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos.  

O protocolo foi instituído após as ameaças recorrentes de ataques terroristas em unidades de ensino em todo Brasil e, especialmente no Estado de Mato Grosso.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cita que compete ao município, dentro de suas atribuições legais, garantir a proteção, a segurança, a integridade física, moral e psicológica dos profissionais da educação e dos alunos.

Ele lembra que a segurança pública sendo uma responsabilidade do Estado, mas afirma que não poderia ficar “omisso” diante do atual cenário.

“Estamos fazendo das nossas limitações uma força-tarefa em busca de assegurar mais tranquilidade e segurança para as nossas crianças, os nossos alunos, aos pais, aos profissionais da Educação e a toda a comunidade escolar”, pontuaram o emedebista. 

No total, a rede municipal de educação abarca 170 unidades escolares, atendendo a mais de 58 mil estudantes. O Decreto 9.605/2023 será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de quinta-feira (13). 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet