Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:30:07
informe o texto

Notícias / Política

27/04/2023 às 21:42

Após reunião, Mendes é chancelado presidente do União e deputados permanecem no partido

A eleição oficial, contudo, ocorre somente no domingo

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Após reunião, Mendes é chancelado presidente do União e deputados permanecem no partido

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (27), as lideranças do União Brasil apararam as arestas e fecharam a composição do novo diretório estadual da agremiação. Após polêmicas, ficou definido que o governador Mauro Mendes, de fato, passará a comandar a legenda, e não haverá debandada dos deputados estaduais.

Ainda comporá o diretório o senador Jayme Campos como primeiro vice-presidente. O deputado federal Coronel Assis assumirá como segundo vice-presidente, enquanto o deputado federal Fabio Garcia será o terceiro vice-presidente. Já Dilmar, que era uma das lideranças insatisfeitas, irá assumir como secretário-geral e Aécio Rodrigues e Mauro Carvalho serão os tesoureiros do partido.

A eleição oficial, contudo, ocorre somente no domingo (30). O chefe do Executivo Estadual irá substituir o deputado federal Fabio Garcia, que estava na presidência do partido em Mato Grosso desde que o DEM fundiu com o PSL e deu origem ao União Brasil.

Vale lembrar que, por diversas vezes, Mendes disse que 98% de seu tempo era dedicado à gestão do Estado. Agora, à frente do partido, o governador garante que, apesar de estar focado na administração estadual, irá conseguiu gerir o partido e fazer política.

“Fica tranquilo que 2% das minhas atividades dá para fazer bastante política também. Nós temos o compromisso de reunir o partido uma vez por mês para fazer deliberações macros, discutir estratégias”, revelou.

Ele ainda garante que, apesar de a agremiação estar dividida por conta da eleição majoritária na Capital no próximo ano, não tratou sobre isso na reunião. Atualmente, dois correligionários buscam o apoio do União Brasil para encarar o pleito e assumir o comando do Palácio Alencastro. Trata-se de Fábio Garcia e Eduardo Botelho.

“Não foi discutido nada sobre eleições municipais de 2024. Nesse momento, nós só discutimos a formação da Executiva, fechamos os 30 nomes de forma consensual. Houve um mal entendido, porque circulou uma informação falsa nos bastidores”, completou se referindo as reclamações dos parlamentares estaduais, especialmente do deputado estadual Julio Campos, que chegou a classificar a eleição para escolha donovo cirrteório como “sacanagem”.

Após todo o esperneio, os quatro deputados estaduais que haviam ameaçado deixar a legenda participaram da discussão e permanecem na sigla. Os parlamentares chegaram a ir para a reunião com a carta de desfiliação em mãos, mas ela não foi apresentada.

“Decisão unânime, todos os deputados estaduais estavam unidos para definir como seria a composição do nosso partido. Os 4 concordaram e todos participaram da dicussão. Todo mundo está de acordo”, garantiu Dilmar Dal Bosco (União), líder do governo na Assembleia Legislativa.

Botelho, contudo, parece que não ficou muito satisfeito e se limitou a dizer: “estamos fechados”, saindo com cara de poucos amigos. O parlamentar está afastado da Assembleia e deve passar por uma cirurgia nos próximos dias. 

Além de Júlio, Dilmar e Botelho, ainda integra a bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa o deputado estadual Sebastião Rezende. Cada parlamentar indicou quatro nomes para compor a nova direção do partido em Mato Grosso, que ainda assim garante maioria para o grupo do governador, que tende a apoiar Fabio Garcia na disputa pela prefeitura de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet