Cuiabá, sábado, 27/04/2024
13:34:30
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2023 às 08:02

'Não dá para assinar cheque em branco, sem conhecer o teor', diz Wilson sobre PL de empréstimo do governo

Wilson diz ainda que poderá modificar e até implantar emendas à proposta

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

'Não dá para assinar cheque em branco, sem conhecer o teor', diz Wilson sobre PL de empréstimo do governo

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) disse que “não dá para estar aqui assinando cheque em branco, sem conhecer o teor”, após vetar o projeto de lei nº 855/2023 de autoria do governo de Mato Grosso, que visa autorizar um empréstimo milionário no Banco Mundial. O PL seria votado na Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (10).

O parlamentar justifica que prefere estudar o projeto antes de aprovar, já que não tem conhecimento do texto. Wilson diz ainda que poderá modificar e até implantar emendas à proposta.

“Porque 180 milhões de dólares, não são 180 milhões de reais. É quase um bilhão de reais e eu tenho interesse em saber a que custo esse dinheiro está sendo emprestado. Qual é a carência, quais são as áreas que serão atendidas e se nós podemos ainda fazer algumas emendas ao projeto?”, questionou.

O projeto de autoria do executivo visa emprestar U$ 180 milhões do Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (BIRD) e para isso, precisa da autorização dos deputados estaduais. Conforme a proposta, U$ 100 milhões seriam destinados à reforma de escolas e infraestrutura digital em Mato Grosso, enquanto que o restante, U$ 80 milhões, seria investido na agricultura familiar.

O deputado estadual Júlio Campos (União) também vetou a proposta sob a justificativa de que considera o empréstimo dispensável e perigoso. O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis convidou o secretário Rogério Gallo para ir à Assembleia Legislativa explicar a razão do empréstimo milionário. Wilson já afirmou que também irá indagar o projeto frente ao secretário do Estado de Fazenda.

“Foi já acordado com o líder Dilmar Dal'Bosco que ele virá a título de convite e vou aproveitar para indagá-lo também sobre esse empréstimo. Quarta-feira que vem [dia 17], às 9h da manhã, no Colégio de Líderes”, contextualizou Wilson.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet