Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:43:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/05/2023 às 08:03

Cadore considera que falta aproximação por parte do governo federal com produtores rurais

O presidente da Aprosoja aponta que decisões da gestão Lula repelem ainda mais o contato

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Cadore considera que falta aproximação por parte do governo federal com produtores rurais

Foto: Jefferson Eduardo/Ascom Aprosoja-MT

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, disse que faltam sinais de aproximação por parte do governo federal para com os produtores. Para ele, a falta de políticas públicas quanto à invasão de terras, o regime desarmamentista da gestão, ausência do Plano Safra e de oportunidades de crédito, repele mais ainda qualquer aproximação. 

“São situações distintas. O produtor rural de forma natural é conservador, porque o direito da propriedade precisa imperar. Como produzir se ele não tem a garantia da sua propriedade? Nós não vimos as políticas do governo recriminando as invasões. Não quer dizer que nós não somos favoráveis à reforma agrária. É óbvio que o homem precisa do acesso à terra”, argumenta o presidente.

Outra crítica à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que  está prestes a completar seis meses, está relacionada às restrições do governo quanto ao uso de armas de fogo. Já no segundo dia de mandato, o presidente assinou termos que restringiram a quantidade de munições e armamentos àqueles que possuem porte de arma, além de também suspender as concessões de novos registros de CACs, clubes e escolas de tiro.

“Outra parte importantíssima e sensível, aqui fazendo uma análise da posição do produtor que tá no campo, a política de desarmamento é complicadíssima para o produtor, vocês vejam bem é difícil a segurança urbana, nosso efetivo não tem condição para fazer a segurança urbana, quanto mais um estado que de leste a oeste, de norte a sul, tem mais de mil quilômetros de distância”, defende Cadore .

Para ele, entre tantos problemas vistos quanto à gestão, o calcanhar de aquiles quanto aos produtores rurais também pode estar na falta de informações quanto ao plano safra 2023, além disso, falta também segurança jurídica, licenciamento ambiental e crédito rural.

“Plano Safra ainda não tivemos nada. Então é natural  que ainda tenha um receio e não é político. Imagine se você tem o risco de perder a sua casa, você não vai  ficar com receio? Obviamente que sim. Então o governo precisa sinalizar que vai fazer política e que vai trazer o produtor rural que é a base  da economia do país para o lado dele. Sinalizar a segurança jurídica, para isso ele precisa sinalizar o licenciamento ambiental, crédito”, pontua o presidente.

Apesar das inúmeras críticas, ele afirma que as insatisfações não são pessoais e sim que uma aproximação depende primeiro de políticas governamentais favoráveis.

“Nós esperamos as posições governamentais, né? Elas vão além de pessoais, nós não podemos ter e nem  devemos ter enquanto representantes de qualquer setor, enquanto governante também nenhum apelo pessoal. Como eu disse aqui, tudo vai depender das políticas que virão”, finaliza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet