Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:29:16
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2023 às 17:11

Mendes vai a Brasília convencer ministros sobre importância da Ferrogrão para MT

O governador espera que seus argumentos sejam suficientes, mesmo diante do posicionamento da AGU

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Mendes vai a Brasília convencer ministros sobre importância da Ferrogrão para MT

Foto: Helder Douglas / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) aterriza em Brasília nesta terça-feira (30) para tratar sobre a obra da Ferrogrão, que pretender ligar o município de Sinop ao porto de Miritituba, no Pará. O chefe do Executivo estadual tem audiência marcada com três ministros do Supremo Tribunal Federal.

A intenção é demonstrar aos magistrados a importância dessa ferrovia para a Estado, especialmente no que tange à produtividade. Mendes espera que seus argumentos sejam suficientes para convencer os ministros, mesmo diante do posicionamento da Advocacia Geral da União (AGU) que, na semana passada, mudou o seu entendimento e manifestou-se contrária à obra.

“É extremamente importante essa ferrovia, Mato Grosso é um estado muito produtor, com grande capacidade de continuar crescendo a produção nos próximos anos e é fundamental que nós tenhamos a logística melhorando ano após ano”, argumenta Mendes.

Para ele, estão se utilizando de um pequeno detalhe para emperrar a obra. “Quando temos essa oportunidade de fazer essa ferrovia, que vai correr ao longo da rodovia existente, que passa muito longe de terra indígena, arrumaram um detalhezinho como desculpa para barrar isso. É um absurdo, eu chamo isso de lesa pátria”, completou.

Na semana passada, a Advocacia-Geral da União (AGU) atendeu um pedido do Ministério dos Povos Indígenas e alterou o parecer na ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) referente à inconstitucionalidade da lei que permite a construção da Ferrogrão. O documento foi enviado nessa sexta-feira (26) à Corte e será analisado durante o julgamento que está marcado para esta quarta-feira (31).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet