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30/05/2023 às 11:53

Mais de 3 mil casas ficam sem energia após caminhão bater em poste na capital

O acidente ocorreu após o motorista perder o controle do caminhão e atingir um poste de energia afetando a estrutura de concreto

Eloany Nascimento

Mais de 3 mil casas ficam sem energia após caminhão bater em poste na capital

Foto: Energisa

Um caminhão bateu em um poste de energia na madrugada desta terça-feira (30), no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. O acidente danificou redes de energia elétrica e afetou o fornecimento em mais de três mil casas.

O acidente ocorreu após o motorista perder o controle do caminhão e atingir um poste de energia afetando a estrutura de concreto. As redes de energia no entorno do local foram danificadas.

Apesar do impacto forte da batida ninguém ficou ferido.

Casos semelhantes

De acordo com dados da Energisa, nos primeiros cinco meses deste ano, quase 120 mil imóveis foram afetados por batidas em poste. 

O coordenador de construção e manutenção da Energisa Ricardo Rubira explica que, além de interromper o fornecimento elétrico, esses acidentes podem gerar graves consequências ao motorista e aos passageiros. 

“A nossa rede de distribuição é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, mesmo assim, há riscos quando ocorre uma colisão”, reforça Ricardo.

Alerta 

Em casos como esses, a concessionária de energia recomenda que as pessoas envolvidas no acidente não saiam do veículo, as que estiverem passando pela via não se aproximem e entrem em contato com os canais de atendimento.

Melhorias no atendimento

Para melhorar em atendimentos como este, um novo equipamento será utilizado pela Energisa para reduzir o tempo de atendimento em casos de interrupção de energia por batidas em postes. A ideia é utilizar um dispositivo móvel que substitui a estrutura danificada no primeiro momento e após restabelecer a energia, com a rede ligada, colocar a estrutura definitiva.

De acordo com o coordenador, essa nova possibilidade reduz o tempo de atendimento em 70%.  “Os acidentes com postes impactam muito os nossos clientes. Então, a gente trabalhou para encontrar uma saída que lesasse menos os nossos clientes. Com esse poste móvel, a gente volta o fornecimento muito mais rápido”, disse Rubira.

 
Com informações da assessoria
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