Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
15:07:56
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/06/2023 às 11:37

Desembargador nega pedido de Wilson para suspender tramitação do PL Transporte Zero

Deputado alegou que procedimentos adotados pela ALMT foram ilegais, mas magistrado considerou caso apenas como divergência de interpretação

Jardel P. Arruda

Desembargador nega pedido de Wilson para suspender tramitação do PL Transporte Zero

Foto: JL Siqueira / ALMT

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho, negou pedido liminar, em mandado de segurança, para suspender a tramitação do Projeto de Lei Nº 1363/2023, que visa proibir o transporte e armazenamento de peixes de rio em Mato Grosso por 5 anos. A decisão foi proferida na manhã desta sexta-feira (2). 

A ação foi ajuizada pelo deputado Wilson Santos (PSD), o qual argumentou como sendo ilegal os trâmites de urgência urtensíssima adotados pela presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB).

O deputado do PSD já havia comunicado na quinta-feira (1º) que tentaria medidas judiciais contra o projeto de lei. No mandado de segurança, Wilson argumentou que o processo legislativo foi desrespeitado ao não se dar a publicidade necessária ao projeto de lei e não ser dada uma explicação para a necessidade do regime de urgência urgentíssima.

No entanto, o magistrado entendeu que divergências na interpretação do regimento interno da Assembleia Legislativa não justificam a paralisação dos trâmites de PL Transportes Zero, como tem sido chamada a proposta.

“Todavia, as objeções opostas pela impetrante decorrem de divergência na interpretação dos arts. 153 a 155 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, que versa sobre a natureza de tramitação dos projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, não se verificando, prima face, no ato impugnado ofensa a normas constitucionais ou legais”, consta da decisão.

Sem nenhum impedimento jurídico, o projeto, que visa proibir transporte e estoque de peixes por 5 anos em Mato Grosso, foi aprovado em primeira votação nesta manhã e segue para Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na qual deve passa por alterações antes de ser levado a plenário para segunda votação nas próximas semanas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet