Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
13:29:02
informe o texto

Notícias / Geral

07/06/2023 às 10:02

Analista do Ibama defende conscientização sobre queimadas e explica legislação de queima de maquinários

Segundo dia da nova temporada do 'Agora na Capital' trouxe entrevista em alusão à Semana do Meio Ambiente

Luíza Vieira

Analista do Ibama defende conscientização sobre queimadas e explica legislação de queima de maquinários

Foto: Reprodução

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Agora na Capital entrevistou, nessa terça-feira (6), o analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Mato Grosso, Osnivan Porto. Ele reforçou a necessidade da proibição de queimadas no Estado, falou da atuação do instituto com relação a garimpos ilegais e destacou a necessidade de conscientização da população quanto às questões ambientais.

“Vale ressaltar que o fogo é proibido. Você não pode por fogo sem que tenha autorização para isso. Ele é importante, sim, para a nossa vida, mas é perigoso. Todo esse processo de seca em Cuiabá, na região do Pantanal, acontecem queimadas porque alguém coloca fogo”, alerta o analista.

Muito se questiona sobre a conduta de agentes do Ibama em apreensões de equipamentos utilizados em garimpos ilegais, principalmente pela queima dos maquinários apreendidos. A pergunta que fica é se esse material não poderia ser doado. O analista explica que às vezes isso não é possível. Ele reforça que a ação é garantida por lei, que prevê a queima no intuito de impedir que o crime se repita. 

Leia mais - Operação conjunta apreende R$ 2 mi em maquinários e em dinheiro de garimpo ilegal em terra indígena


“Então [por exemplo] a pá mecânica ali, se o Ibama não tirar naquele momento, no outro dia o cara vai lá e tira. Então, se o fiscal do Ibama deixa de eliminar aquela máquina, ele prevarica. Se ele prevaricar, ele responde por crime. Então o que vale para o agente do Ibama é a legislação”, argumenta.

O analista destaca que o Ibama, ao contrário do que muitos pensam, tem uma atuação contínua quanto à conscientização da população. Não se trata apenas de uma instituição que cuida somente dos efeitos da má conduta quanto ao meio ambiente, mas atua também na busca por melhor informar a população para evitar comportamentos indevidos. 

“A política de educação no Ibama é constante. Ela vai ser muito mais implementada a partir desta ano.  Em conversa com a superintendente Cibele Xavier, ela propõe isso. Ela tem ideia de fortalecer a educação ambiental para que através da conscientização educação do povo”, explica Osnivan.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet