Cuiabá, sábado, 18/05/2024
04:37:59
informe o texto

Notícias / Política

07/06/2023 às 16:14

AL derruba sete vetos do governo e mantém 14 em sessão desta quarta

Entre os vetos derrubados está o do projeto de lei que institui a Patrulha Henry Borel em Mato Grosso

Kamila Arruda

AL derruba sete vetos do governo e mantém 14 em sessão desta quarta

Foto: ALMT

Os deputados estaduais derrubaram sete vetos do governador Mauro Mendes (União) durante sessão ordinária desta quarta-feira (07). Entre eles, o veto ao projeto de lei que institui a Patrulha Henry Borel em Mato Grosso. 

O Executivo Estadual havia vetado dois artigos da matéria de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB), os quais especificavam o funcionamento da referida patrulha.

Por maioria dos votos, contudo, os parlamentares derrubaram o veto parcial. Apesar disso, o projeto não será promulgado pelo poder Legislativa. Segundo a emedebista, houve um acordo para que os vetos fossem derrubados e a promulgação será feita diretamente pelo Governo do Estado.

A propositura visa assegurar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar no Estado, bem como garantir a efetividade da Lei Federal Nº 14.344/2022 (Lei Henry Borel), que cria mecanismos para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.

Os parlamentares também derrubaram o veto do governador ao projeto de autoria do deputado estadual Max Russi (PSB), que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito do Estado.

Outro projeto que teve o veto derrubado foi o que torna obrigatória a realização de estudo técnico de viabilidade na abertura de novos cursos e turmas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

De autoria do deputado estadual Tiago Silva, a matéria tem como intuito regularizar a criação de novas turmas e cursos nas mais diversas localidades da Unemat dentro do Estado, resultando na criação de estudos destinados a áreas críticas e necessárias para o desenvolvimento local e atendimento da mão de obra necessária.

No total, foram apreciados durante a sessão ordinária desta quarta-feira 21 vetos do Executivo Estadual a projetos de lei de autoria dos deputados. Desses, sete foram derrubados e 14 foram mantidos.

O curioso é que os parlamentares mantiveram vetos de projetos que estavam com parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis, sugerindo a derrubada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet