Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
22:24:06
informe o texto

Notícias / Variedades

08/06/2023 às 13:23

Qual é a temperatura certa para armazenar e servir vinho?

Cada tipo de vinho tem sua temperatura ideal de serviço. A de armazenamento, por outro lado, pode ser a mesma, mas deve permanecer constante

Do G1

Qual é a temperatura certa para armazenar e servir vinho?

Foto: Erge/Pixabay

O vinho deve ser servido nas condições ideais para que as sutilezas do aroma, sabor e toque da bebida não se percam. Os cuidados com a guarda e o serviço (ato de servir) do vinho são essenciais para isso.

A temperatura certa ou errada de armazenamento pode significar a diferença entre uma experiência prazerosa ou a perda de todas as garrafas, segundo José Barboza, diretor executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP).

As condições ideais

🌡️ O armazenamento do vinho deve ser feito a temperaturas constantes de 13°C a 14°C.

O ponto chave é que as garrafas permaneçam em um ambiente controlado, de preferência sem incidência de luz solar, variações de temperatura ou trepidações físicas.

“Quando exposto a temperaturas elevadas ou com muitas variações, o vinho sofre muito, em alguns casos encurtando sua evolução ao ponto de estragar o líquido”, alerta Barboza.

Para isso, é mais interessante utilizar uma adega climatizada do que uma geladeira, já que esta última é aberta e fechada constantemente, causando variações de luz e temperatura.

Servir ou guardar?

“Não se deve confundir temperatura de guarda com temperatura de serviço”, diz o sommelier. “Para servir o vinho e ter uma boa experiência, você deve antes preparar a garrafa na temperatura ideal para cada estilo”, completa.

As temperaturas de serviço de cada tipo de vinho são as seguintes:

🍷 Tintos: 14°C a 18°C
🥂 Brancos: 7°C a 10°C
🍾 Espumantes: 6°C a 9°C

Para preparar uma garrafa para o serviço, Barboza indica usar um balde com gelo e água por alguns minutos.

Para os espumantes, são necessários 30 minutos, para os brancos, 20 minutos, e, para os tintos, de 5 a 10 minutos.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet