Cuiabá, domingo, 19/05/2024
18:00:55
informe o texto

Notícias / Política

11/06/2023 às 13:01

Wilson pede por consenso entre Casa Civil e Assembleia para evitar excesso de vetos

'Sugiro uma reunião, um entendimento', argumenta o parlamentar

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Wilson pede por consenso entre Casa Civil e Assembleia para evitar excesso de vetos

Foto: ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) pediu por mais harmonia entre as decisões da Casa Civil por parte do governo do Estado e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa. Uma vez que, nesta semana, o Centro Político Administrativo ganhou clima de conflito, com vetos por parte do Executivo Estadual e consequente derrubada por parte do Legislativo de Mato Grosso.

“Na verdade, é um conflito de entendimento entre a Casa Civil e a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. Porque a Casa Civil orienta o governador a vetar e a assessoria técnica da CCJ orienta os deputados a derrubarem o veto. Então, é um conflito.  Eu sugiro que ambas assessorias possam se encontrar e consensualizar. Porque no meu entendimento, a Casa Civil tem sido rigorosa de forma excessiva expondo inclusive o governador a um número exagerado de derrubada de vetos aqui no plenário”, argumentou Wilson.

Isso, porque na sessão de quarta-feira (7),  os parlamentares derrubaram sete vetos do governador Mauro Mendes (União). Enquanto que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação derrubou 17 dos 19 vetos do Executivo. Se na legislatura anterior o governador tinha mais facilidade em derrubar projetos do Legislativo, com seu líder, deputado estadual  Dilmar Dal Bosco (União) à frente da comissão, agora a situação muda de figura. Apesar de correligionário de Mendes, o experiente deputado Júlio Campos (União) busca por uma gestão mais independente. 

Frente à situação, Wilson chegou a ser questionado se o cenário estaria se transformando em uma indústria do veto, o que ele negou, mas pediu por mais consenso entre os poderes.

“Eu acho que não é pra tanto, mas sugiro uma reunião, um entendimento, uma consensualização da assessoria da Casa Civil com a assessoria técnica da comissão de Constituição e Justiça aqui da Casa”, finaliza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet