Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
07:17:02
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

16/06/2023 às 17:35

Gallo diz que produtores e estados recebem 'migalhas' por crédito de carbono e defende regulamentação para COP-30

Para o secretário, o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal é qualificado para debater o assunto e apontou ainda que o grupo deve alinhar assuntos como as compras públicas

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Gallo diz que produtores e estados recebem 'migalhas' por crédito de carbono e defende regulamentação para COP-30

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, diz que os contratos existentes atualmente de crédito de carbono são apenas migalhas. Ele acredita que a regulamentação dos créditos de carbono será um dos assuntos debatidos no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta sexta-feira (16) em Cuiabá, com o objetivo de extrair uma proposta muito bem definida que possa ser apresentada na COP-30, que será realizada em Belém, em 2025. 

“É uma reunião superimportante, além de ter outras agendas na área ambiental, sobretudo com a regulamentação dos créditos de carbono para que a gente possa ter com os nossos proprietários rurais e sobretudo as áreas públicas que estão preservadas, que gerem serviços ambientais para o mundo. E nós não recebemos absolutamente nada e os contratos que existem são contratos de migalhas, né?”, reclamou. 

Para o secretário, a regulamentação é muito importante e acredita que o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal seja o espaço mais qualificado para que na COP-30, se tenha um posicionamento dos estados dessa região. “Uma proposta muito robusta, muito firme, pra que saia do blá-blá-blá, como o governador Mauro tem dito, e passe à ação efetiva e os nossos produtores e os governos estaduais passem a receber pelos serviços ambientais que nós prestamos ao mundo”, defendeu.

Além disso, Gallo destacou que a reunião nesta sexta também deverá alinhar assunto como as compras públicas para bens que são comuns a todas as administrações estaduais, para que os preços saiam mais barato e os estados possam economizar. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet