Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
20:11:39
informe o texto

Notícias / Política

16/06/2023 às 18:30

Mendes detona legislação europeia e a classifica como 'afronta à soberania'

Para o chefe do Executivo Estadual, o continente europeu está tentando fazer com que o país siga as leis estrangeiras

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Mendes detona legislação europeia e a classifica como 'afronta à soberania'

Foto: Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes (União) afirma que a legislação da União Europeia é uma “afronta à soberania e aos tratados internacionais”, e exige respeito para com o Brasil. Para o chefe do Executivo Estadual, o continente europeu está tentando fazer com que o país siga as leis estrangeiras

As declarações de Mendes, durante o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado em Cuiabá, nesta sexta-feira (16), fazem referência à lei aprovada recentemente pelo parlamento da União Europeia, a qual proíbe a importação de produtos brasileiros oriundos de áreas desmatadas.

“O Brasil é hoje um dos mais importantes e relevantes exemplos de desenvolvimento sustentável. Nós temos o que é mais importante no mundo hoje que é a produção de alimentos, contribuindo com a segurança alimentar do planeta e também grandes ativos ambientais que contribuem com a segurança climática de nosso planeta”, defendeu.

O governador vai ainda mais além e afirma que a legislação brasileira é uma das mais rigorosas do mundo e não pode ser desrespeitada dessa forma. Como exemplo, ele cita o fato de o Brasil permitir que apenas 20% do bioma amazônico seja utilizado para produção e nos demais biomas, 65%.

“O mundo tem que nos respeitar, não pode fazer uma afronta dessas, porque a legislação brasileira, que é uma das mais restritivas do mundo, não pode ser desrespeitada”, completou.

Por fim, cobra um posicionamento mais duro do governo Federal quanto ao assunto. “Nós temos que ter uma interação entre países no diálogo de diplomacia conduzido pelo governo Federal. Uma negociação mais técnica e mais profunda tem que ser conduzida pelo nosso Itamaraty e pelas autoridades federais”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet