Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
13:27:08
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2023 às 08:37

MT e Pará trabalham na construção de politicas publicas para região alvo de briga judicial entre os estados

Por outro lado, Barbalho deixa claro que não há possibilidade de conciliação a cerca da posse da referida área

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

MT e Pará trabalham na construção de politicas publicas para região alvo de briga judicial entre os estados

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Os governadores de Mato Grosso e do Pará, Mauro Mendes (União) e Helder Barbalho (MDB), estão trabalhando na construção de um Termo de Cooperação Técnica (TAC), a fim de evitar prejuízos aos moradores da região de mais de 1 milhão de hectares, que tem seu território disputado pelos referidos estados.

“Nesse momento o que entendo ser relevante é o termo de cooperação que está sendo construindo entre o estado do para e o estado de Mato Grosso, para que possamos assegurar presença do estado nesta região, evitando um vácuo institucional que, consequentemente traga prejuízos para comunidade local”, explicou Barbalho.

Diante disso, o emedebista afirma que as equipes de ambos os estados estão em constante contato. “Para isso, dialogam os estados na construção de políticas públicas que permitem efetividade de ações nessa região do país”, completou.

Por outro lado, o governador do Pará deixa claro que não há possibilidade de conciliação a cerca da posse da referida área. “Esse é um assunto já deliberado pelo Supremo Tribunal Federal a partir de um questionamento de domínio territorial na fronteira entre os dois estados. Há um pedido de revisão por arte do estado de Mato Grosso e as áreas jurídicas de ambos estados estarão discutindo no âmbito da corte Suprema brasileira”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet