Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
02:34:05
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

06/07/2023 às 12:30

Em alerta, Mendes diz que reforma tributária tira dinheiro da saúde para dar às traders

Apesar de todo o esforço do governador para tentar alterar a proposta, a reforma deve ser votada ainda nesta quinta na Câmara Federal

Kamila Arruda

Em alerta, Mendes diz que reforma tributária tira dinheiro da saúde para dar às traders

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) segue firme em sua peregrinação em Brasília para tentar alterar alguns pontos da reforma tributária, que pode começar a ser votada nesta quinta-feira (6) na Câmara Federal. O chefe do Executivo tem sido um dos maiores críticos e aponta para uma perda de R$ 7 bilhões na arrecadação de Mato Grosso. 

Em um tom de indignação, Mendes alega que a reforma tributária, da forma que foi apresentada, representa o “o maior desvio de impostos” da história do Brasil. Isso porque, segundo ele, retiraria recursos públicos de áreas essenciais em detrimento de traders e as grandes empresas exportadoras.

“Se votar isso será o maior desvio de impostos que são usados para serviços públicos para as traders e as grandes empresas exportadoras. O maior absurdo da história”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.

Mendes afirma que Mato Grosso perderia cerca de R$ 6 bilhões com essa medida. “Esse recurso deixaria os cofres de Mato Grosso e iriam parar nas mãos das tradings, só no agronegócio”, completou.

 

Isso porque, a propositura estimula a operação de day trade. Em suma, o Trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

“Quem vai ficar com esse imposto, que hoje fica para custear a saúde, educação, segurança, fazer estrada, esse dinheiro no final vai ser recolhido durante toda a cadeia do agronegócio, vai para a mão das tradings ou das empresas exportadoras”, explicou. 

Para ele, isso é um verdadeiro “absurdo”. “Nós estamos tirando dinheiro da saúde, de todas as áreas que o Estado arrecada e quando essa reforma tiver 100% full, esse dinheiro, se a proposta que está lá passar, vai passar para a mão das tradings. É um absurdo um negócio desse”, finalizou.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet