Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
03:47:51
informe o texto

Notícias / Política

05/07/2023 às 15:08

Após decisão do TCU, Mauro brigará por estadualização temporária do parque de Chapada

Em julgamento realizado nesta tarde, TCU anulou a licitação de concessão do parque

Da Redação - Eduarda Fernandes / De Brasília - Jardel P. Arruda

Após decisão do TCU, Mauro brigará por estadualização temporária do parque de Chapada

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Após o Tribunal de Contas da União (TCU) anular a licitação da concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (5), agora o governador Mauro Mendes (União) pretende brigar por uma delegação de competência da gestão do parque, uma espécie de estadualização temporária.

“Jogo zerado. A indicação do Tribunal foi para anular a concorrência, fazer outra, mas nós vamos pedir ao governo federal que faça uma delegação de competência, que transfira para o Estado de Mato Grosso por 20, 30 anos, para cuidar desse parque sob a nossa gestão e fazermos lá um investimento para potencializar o turismo na Baixada Cuiabana”, disse à equipe do Leiagora na saída do TCU, em Brasília.

Mauro cita como exemplos a BR-174, que era de responsabilidade do governo federal e passou às mãos do estado, estando neste momento com três frentes de trabalho em andamento, bem como a BR-163, que também passou por um processo de estadualização.

“Então, o governo de Mato Grosso quando fala que vai fazer alguma coisa, nós temos condições de fazer e temos dezenas de exemplos para corroborar com esta afirmação e alguns exemplos claros de ativos do governo federal que foram passados para nós e nós estamos dando conta do recado”, reforçou.

Mauro também destaca que, além dos investimentos na ordem de R$ 200 milhões que pretende fazer no parque, não deve implantar cobrança pelo acesso aos moradores locais, ao menos inicialmente.

O governador fez uma extensa jornada de peregrinação por Brasília nos últimos meses nesse trabalho de convencimento dos ministros do TCU sobre a necessidade de estadualização do parque de Chapada. 

Para o chefe do Executivo mato-grossense, a sensação é de justiça feita e que foi tomada a melhor decisão tanto para o parque quanto para a população de Mato Grosso, e também para o turista de fora.

Apesar do otimismo, Mauro é cauteloso dizendo que prefere comemorar se, de fato, conseguir estadualizar o parque e quando as obras já tiverem em andamento. “É um primeiro round numa batalha que tem muitos rounds, tem muitas lutas, e nós ganhamos, evitamos que fosse para um caminho ruim, que essa empresa ia pegar essa concessão e investir quase nada e pegar dinheiro da população mato-grossense”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet