Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:30:26
informe o texto

Notícias / Política

11/07/2023 às 07:58

Negociação de acordo do Mercosul com União Europeia pode rever restrição à produção em áreas abertas após 2020

Essa é a defesa feita pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre barreira imposta pela UE

Da Redação - Jardel P. Arruda / Da Reportagem Local - Emilly Cassim

Negociação de acordo do Mercosul com União Europeia pode rever restrição à produção em áreas abertas após 2020

Foto: Emilly Cassim

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), acredita que as negociações do novo acordo do Mercosul com a União Europeia (UE) precisam contar com a suspensão da barreira comercial erguida pela Europa contra a aquisição de produtos oriundos de áreas abertas a partir de 2020, mesmo se o desmatamento ocorreu dentro da legalidade. 

“Não venha o congresso francês dizer o que o Brasil vai fazer eu deixar de fazer. Não se trata assim um país amigo. E nós não vamos admitir isso. O acordo da União Europeia com o Mercosul está em via de ser assinado e esse termo tem que ser revisto pelo bem da diplomacia brasileira com os franceses", disse o ministro, ao Leiagora.

Entrou em vigor no dia 29 de junho, com um prazo de 18 meses de transição, a regra da União Europeia que barra a importação de produtos oriundos de terras abertas após 2020. Para o ministro Fávaro, essa imposição da UE fere a soberania brasileira, bem como a política de boa vizinhança entre países considerados amigos. 

“Eles não têm que legislar sobre a nossa legislação. O presidente Lula foi muito feliz, eu fiquei muito orgulhoso, quando ele disse da soberania brasileira: quem poluiu o mundo vai ter que pagar para despoluir. Não venham botar a culpa na África, na América do Sul, nos brasileiros pela poluição do mundo”, afirmou.

Além disso, Fávaro argumenta que a produção brasileira tem alto grau de sustentabilidade e segue um dos códigos florestais mais rígidos. De acordo com ele, a própria ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conhecida pelo ativismo ambiental, tem destacado o alto número de produtores com atividades sustentáveis.

“A ministra Marina Silva, por exemplo no lançamento do plano safra, validou que menos de 2% dos nossos produtores não têm práticas sustentáveis. Portanto, mais de 98% cumprem o código florestal e cumprem as leis brasileiras para produzir com sustentabilidade”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet