Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
19:24:57
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/07/2023 às 17:01

Sebrae fortalece economia diversificada do empreendedorismo nas comunidades

Feira teve 60 empreendedores de periferias expondo seus negócios no Centro de Eventos do Pantanal para potenciais investidores de MT

Leiagora

Sebrae fortalece economia diversificada do empreendedorismo nas comunidades

Foto: Assessoria

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT) marcou presença na ‘1ª Expo Favela Innovation MT’, evento que deu voz e vez à economia de pessoas que vivem em comunidades. Realizado nos dias 7 e 8 de julho no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, o evento contou com a exposição de 60 empreendedores de periferias.

O objetivo do evento é gerar novos negócios e fortalecer o empreendedorismo de periferias. Comprometido com a valorização do empreendedorismo, o Sebrae/MT apoiou a feira de negócios que vai ao encontro da democratização de oportunidades e trouxe a participação das comunidades.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, enfatizou que ações colaborativas como essas possibilitam um futuro onde as cidades brasileiras se tornam verdadeiros polos de inovação, empreendedorismo e inclusão.

“Mais de 80% da população vive em cidades e é preciso pensar em estratégias para desenvolver estes centros urbanos, e, gerar ambientes mais criativos, inovadores, inclusivos. O Sebrae/MT traz essa proposta para trabalhar o fortalecimento das comunidades por meio da inclusão produtiva, valorizando a cultura, arte, saberes e tradições que são vistos com muito otimismo. Acreditamos que a economia brasileira pode ser mais criativa e inclusiva para diversificar a nossa produção. É importante estabelecer parcerias com empreendedores da favela e gerar negócios para essas pessoas”, disse.

Essa visão é compartilhada por empreendedores como José Catarino, do setor de apicultura, que reconhece na Expo Favela uma oportunidade de negócios e publicidade de seu trabalho.

“A Expo Favela é uma grande oportunidade para nos conectar a grandes negócios e fazer a nossa divulgação. A apicultura além de mel, gera a polinização o que é fundamental para a produção agrícola, ainda mais aqui em Mato Grosso, um estado produtor de grãos”, diz o proprietário da Biomendes Produtos Naturais, que já participou de capacitações ofertadas pelo Sebrae/MT.

Para a presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Kalyne Lima, é preciso gerar oportunidades para combater a injustiça social e a invisibilidade dos empreendedores, que hoje são considerados uma verdadeira potência econômica e uma excelente estratégia de atuação no mercado financeiro.

“O que a gente precisa é de justiça social e de oportunidade para os 18 milhões de brasileiros que moram em territórios de favela, comunidades, que geram economia anual de R$ 202 bilhões de renda própria, portanto, gerando riquezas”, destacou na abertura do evento.

Inclusão

A Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte), traz o artesanato como o produto que gera renda e inclusão social de cerca de 50 mulheres, além disso, promove a continuidade do patrimônio artístico das redeiras que passam a cultura de tecer à mão de geração em geração.

“Tivemos o apoio do Sebrae/MT para colocar nossas peças à venda, divulgar, melhorar a nossa gestão o que é muito importante para nós que somos pequenos negócios. Estar aqui representando um coletivo de 55 mulheres é muito gratificante, ainda mais que geramos um impacto social muito grande na vida das mulheres”, ressalta Jilaine Maria, presidente da Associação.

O gestor de Economia Criativa do Sebrae/MT, Felipo Abreu, palestrou na Expo Favela sobre como tornar negócios criativos em sucesso. Na ocasião ele destacou a diversidade de empreendedores presentes no evento, no qual trabalham com criatividade, economia solidária e compartilhada, que são modelos econômicos apoiados pelo Sebrae/MT.

“Quase 90% da força econômica de Mato Grosso vem dos pequenos empreendimentos. E, na Expo Favela, a maior parte dos empreendedores são as pessoas que a gente realmente atende na especialidade do Sebrae/MT. Participar dessa iniciativa que gera recorrência, recursos, emprega pessoas nos mais variados espaços das cidades de Mato Grosso é muito importante não só para a instituição, mas para ver a potência que a gente tem para diversificar a economia do nosso estado”, disse.

Apoio ao empreendedorismo

O Sebrae/MT possui vários programas que tem o objetivo de promover o empreendedorismo em todo o Estado, como é o exemplo do Chamada de Impacto, Sebrae Delas, Empretec, Bootcamp, Pro Pantanal e outros.

O ator e humorista Justino Astrevo, intérprete de Lau da dupla com Nico, também esteve na Expo Favela, e contou como o Sebrae/MT teve participação na ascensão da carreira de mais de 30 anos da dupla. Ele ressaltou a importância do evento como ponte para que os artistas encontrem o grande público e tenham acesso aos canais de comunicação.

“O nosso trabalho é fruto disso, nós começamos a organizar profissionalmente a partir do momento que fizemos uma parceria com o Sebrae/MT, fizemos lá o nosso plano de negócio quando criamos a Nico e Lau Produções. Nas periferias há muitas ideias bacanas sendo realizadas a Expo Favela é uma oportunidade de projetar isso”, conclui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet