Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:35:42
informe o texto

Notícias / Variedades

13/07/2023 às 11:25

PARALISAÇÃO

Caos em Hollywood: atores devem anunciar greve nesta quinta

Sindicato Atores e Artistas de Rádio dos Estados Unidos deve se unir à paralisação de roteiristas, em vigor há mais de dois meses

Metrópoles

Caos em Hollywood: atores devem anunciar greve nesta quinta

Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

O Sindicato dos Atores e Artistas de Rádio dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) anunciou nesta quinta-feira (13) o fracasso nas negociações para a renovação do acordo coletivo de trabalho com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios de Hollywood e redes como Amazon, Apple, Disney e Netflix.

Com o impasse, os atores devem se juntar aos roteiristas, que estão de greve há mais de dois meses, levando a uma crise que vai paralisar todo o setor. A expectativa é de mais atrasos e cancelamentos de filmes, séries de TV, eventos e premiações.

As demandas dos sindicatos dos atores e dos roteiristas incluem melhores condições de trabalho, pagamento justo de royalties de streaming, transparência no cálculo desses valores e regulamentação do uso de inteligência artificial (IA). Segundo a presidente da SAG-AGTRA, Fran Drescher, a AMPTP respondeu às propostas dos atores de forma “insultante”.

“A AMPTP se recusou a reconhecer que as enormes mudanças no setor e na economia tiveram um impacto prejudicial sobre aqueles que trabalham para os estúdios”, disse Drescher.

A decisão da SAG-AFTRA de interromper as atividades deve ser anunciada ainda nesta quinta, após uma reunião da diretoria da entidade.

Vale ressaltar que a representação dos atores já preparou cartazes e outros materiais de mobilização. “Se uma greve se torna necessária, estamos prontos”, diz a legenda de um post publico no Instagram da entidade.

Histórico

A última vez em que os sindicatos dos roteiristas e dos atores uniram forças em uma greve foi em 1960. A cooperação resultou em conquistas como a assistência médica e o pagamento de aposentadoria.

Greve dos roteiristas

A greve dos roteiristas, que pode ser reforçada com a atuação do sindicato dos atores, já impactou no adiamento de vários filmes e séries esperados pelo público. Em maio, profissionais da área estimavam que o movimento poderia atingir cerca de 600 produções.

A decisão da greve se deu após seis semanas de tentativas de acordos com estúdios, plataformas e talentos para aumentos salariais e acordos trabalhistas, com foco no grande lucro gerado pelas produções para os streamings.

“A direção e conselho do WGA, atuando sob autorização de seus membros, votou para declarar greve, efetiva a partir de 00h01 desta terça-feira, 2 de maio. A decisão foi tomada após seis semanas de negociações com Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner, NBC Universal, Paramount e Sony, sob o guarda-chuva da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP)”, disse a WGA, ao anunciar a paralisação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet