Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
03:15:00
informe o texto

Notícias / Política

26/07/2023 às 07:58

EDUCAÇÃO

Mauro anuncia projeto para ampliar número de escolas cívico-militares em MT

Em entrevista ao programa Agora na Capital, governador disse que proposta será enviada para a AL no retorno do recesso parlamentar

Eduarda Fernandes

Mauro anuncia projeto para ampliar número de escolas cívico-militares em MT

Foto: Reprodução / Agora na Capital

O governador Mauro Mendes (União) anunciou que pretende enviar na próxima, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um projeto para a criação de escolas-cívico militares em Mato Grosso. A informação foi revelada durante entrevista ao programa Agora na Capital dessa terça-feira (25).

“Nós vamos mandar agora no início do retorno do trabalho da Assembleia, que tá de folga agora esses dias, para a gente criar as escolas cívico-militares. [...] Nós vamos aumentar, se Deus quiser, nós queremos chegar a no mínimo 50 escolas cívico militares ou militares no estado de Mato Grosso nos próximos anos. Dobrar esse número”, comentou.

Mauro explica que, ao contrário do que muitos podem pensar, em uma escola nesse formato não há uma presença massiva de militares no ambiente estudantil. “Não, gente. Lá você tem um diretor, que é um ex-policial militar - aposentado a maioria das vezes - três ou quatro pessoas que ajudam ele e os professores são normais da rede, concursados. O pedagógico é exatamente igual, é do estado, o mesmo material, o mesmo livro, a mesma didática, a mesma pedagogia, o mesmo tudo”. 

A principal diferença, ressalta o governador, é a disciplina e respeito. 

Mato Grosso possui 26 escolas cívico-militares e elas não foram descontinuadas com o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma vez que não estão sob administração federal. 

A exceção fica por conta da Escola Estadual Mário Motta, em Cáceres, única unidade estadual que havia aderido ao programa nacional e que agora passa a ser uma escola militar também administrada pelo Governo do Estado.

Já em nível municipal, as cidades que aderiram ao Pecim precisarão encontrar uma nova alternativa à gestão das escolas vinculadas ao programa em extinção.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet