Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
13:17:47
informe o texto

Notícias / Política

12/07/2023 às 16:15

TUDO COMO DANTES

​Fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares não afeta escolas Tiradentes e Dom Pedro em MT

Única escola estadual no Pecim continuará com gestão militar; municípios, porém, precisarão de novo modelo

Jardel P. Arruda

O fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que já havia sido anunciado, mas foi concretizado nesta quarta-feira (12) pelo governo Lula, não afetará as escolas Tiradentes e Dom Pedro, geridas respectivamente pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, em Mato Grosso. Isso porque elas não faziam parte deste programa, mas sim de uma iniciativa inteiramente estadual levada a cabo pelo governo Mauro Mendes (União).

Inclusive, a única escola estadual de Mato Grosso que aderiu ao Pecim, a Escola Mário Motta, em Cáceres, vai continuar a ter uma gestão cívico-militar, mas com um novo parceiro. Atualmente, ela está sob a gestão das Forças Armadas e do Ministério da Educação (MEC), mas vai passar ao comando da PM ou do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o governo do estado tem até o final do segundo semestre para definir qual será o novo parceiro, mas está definido que o modelo, com administração militar, vai ser mantido.

“Sobre o fim do Decreto Presidencial Nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, que instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) esclarece que a única unidade da Rede Estadual que aderiu ao PECIM, Escola Estadual Mário Motta, em Cáceres, continuará suas atividades normalmente no modelo cívico-militar”, diz nota enviada pela Seduc.

Facilita a situação o fato de a PM e o Corpo de Bombeiros serem instituições estaduais. 

Cuiabá

Se em nível estadual a situação está equalizada, os municípios que aderiram ao Pecim precisarão encontrar um nova alternativa à gestão das escolas vinculadas ao programa em extinção.

No caso de Cuiabá, existem duas escolas cívico-militares: escola Profa. Maria  Dimpina Lobo Duarte, localizada na Chácara dos Pinheiros, e a escola Dejani Ribeiro Campos, no Jardim Vitória. Com o fim do programa, ambas voltam à administração municipal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet