Cuiabá, domingo, 19/05/2024
22:16:34
informe o texto

Notícias / Política

26/07/2023 às 15:00

DUELO DE CACIQUES

Rachado, MDB chega às eleições internas com 'articulações silenciosas' e futuro incerto

Disputa está prevista para agosto e o cenário segue incerto com disputas entre grupo de Juarez e Bezerra

Jardel P. Arruda e Paulo Henrique Fanaia

Rachado, MDB chega às eleições internas com 'articulações silenciosas' e futuro incerto

Foto: Montagem/ Agência Câmara

A chegada de agosto também deve trazer a eleição do diretório regional do MDB de volta aos holofotes, bem como a disputa por influência dentro da sigla, dividida entre dois grupos principais: o do deputado federal Juarez Costa (MDB) e o do ex-deputado federal Carlos Bezerra (MDB), atual presidente da sigla.

Em segundo plano, a disputa também representa um embate entre o grupo do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do deputado federal Emanuelzinho (MDB) contra o grupo da deputada Janaína Riva (MDB).

Nem Juarez Costa, nem Carlos Bezerra têm conversado com a imprensa sobre a eleição do MDB, em um pacto de não agressão pública. O ex-deputado federal, quando é interpelado pela imprensa, afirma que discutirá o partido somente dentro das reuniões partidárias.

Já o atual deputado federal está licenciado do mandato e disse que só voltará a conversar com a imprensa quando retornar a ativa na Câmara dos Deputados. Ambos, no entanto, atuam na formação de diretórios municipais em todo Mato Grosso, que serão responsáveis por indicar delegados para votar na eleição do novo diretório regional.

Enquanto isso, outros atores do processo vazam informações de bastidores ou até mesmo fazem campanha pública. De um lado, o prefeito Emanuel Pinheiro tem reforçado a campanha para que Juarez e Emanuelzinho sejam eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da sigla.

“Defendemos o nome do deputado Juarez Costa para essa nova fase que o MDB precisa experimentar em Mato Grosso, como experimentou em âmbito nacional quando o jovem deputado federal Baleia Rossi assumiu o comando do partido”, disse Emanuel, na quarta-feira (26), em Cuiabá.

Do outro lado, o grupo de Bezerra deixa vazar informações, como uma suposta desistência de Juarez de disputar o comando do partido. Ao invés de tentar o comando regional, o deputado federal teria optado por, novamente, ser candidato a Prefeito de Sinop. 

Contudo, esse recuo não foi confirmado oficialmente e até agora não foi confirmada uma nova reunião do diretório regional completo, que deveria ter acontecido desde maio, mas sempre houve resistência por parte de uma ou outra liderança envolvida na disputa de puder.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet