Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
13:19:07
informe o texto

Notícias / Geral

27/07/2023 às 18:15

CUIABÁ

Unidades de ensino rurais são orientadas a adotarem medidas preventivas contra as queimadas

Secretaria de Educação determinou a realização de aceiros com largura entre 3 a 5 metros ao redor das escolas

Eduarda Fernandes

Unidades de ensino rurais são orientadas a adotarem medidas preventivas contra as queimadas

Foto: Jorge Pinho

Após um incêndio registrado na escola Estevão Alves Correa, localizada na comunidade Rio dos Peixes, zona rural de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Educação de Cuiabá reforçou a necessidade de adoção de medidas preventivas para garantir a segurança dos estudantes das unidades educacionais instaladas em áreas rurais ou próximas a terrenos desocupados. Foi determinada a realização de aceiros com largura entre 3 a 5 metros ao redor das escolas, visando evitar que eventuais queimadas possam atingir as instalações.

A iniciativa vem em resposta à necessidade de proteger as escolas e seus arredores diante do risco de incêndios, comuns nessa época do ano. O aceiro consiste na criação de uma faixa livre, onde a vegetação é removida ou controlada por meio de limpeza e manejo adequado.

Essa medida proativa visa minimizar os impactos negativos que as queimadas podem causar no ambiente escolar e proteger a integridade física dos estudantes, professores e funcionários. Além disso, contribui para a preservação do patrimônio e do ecossistema local.

A secretária Edilene Machado ressalta que a segurança e o bem-estar dos alunos e profissionais são prioridades para a Secretaria de Educação, e a ação de criar o aceiro demonstra o compromisso com a comunidade escolar e a adoção de medidas preventivas para evitar incidentes graves relacionados a incêndios.

Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação busca não apenas garantir um ambiente seguro para os estudantes, mas também promover a conscientização sobre a importância da prevenção de queimadas e da preservação do meio ambiente. “Ao criar uma área protegida ao redor das escolas, a comunidade educacional pode se sentir mais tranquila e preparada para enfrentar os desafios que o clima pode impor, mantendo o foco na aprendizagem e no desenvolvimento educacional dos estudantes”, disse Edilene Machado.

A secretaria disse ainda que a adoção de medidas preventivas pelas unidades do campo são adotadas todos os anos, na época de queimadas. 

Incêndio atinge escola

Um incêndio de grandes proporções assustou alunos, professores e moradores de escola citada na manhã desta quinta. Nas imagens, é possível ver que as chamas chegaram a atingir uma parte do prédio da escola.
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe foi acionada por volta das 10h55. O incêndio teve início em uma área de vegetação, porém, devido aos fortes ventos na região, as chamas acabaram atingindo uma parte do prédio da escola, destruindo o forro e madeiramento da edificação.
 
Os alunos e funcionários da escola conseguiram sair do local antes da chegada das chamas.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet