Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:07:03
informe o texto

Notícias / Geral

30/07/2023 às 08:32

FIGURA ILUSTRE

Escola Estadual Adalgisa de Barros inaugura busto de educadora em comemoração aos 58 anos da unidade

Evento reuniu estudantes, professores, convidados e familiares da educadora que deu nome à escola

Leiagora

Escola Estadual Adalgisa de Barros inaugura busto de educadora em comemoração aos 58 anos da unidade

Foto: Seduc - MT

A Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, localizada em Várzea Grande, promoveu na noite de sexta-feira (28) uma homenagem à educadora que deu nome à escola, em comemoração aos 58 anos de fundação da unidade.

A solenidade contou com apresentação cultural e inauguração de um busto da homenageada, e reuniu os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nos três turnos, professores, a gestão educacional, coordenadores, demais trabalhadores da Educação e outros convidados.

Fundada em 1965, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na formação de milhares de estudantes ao longo de sua história. Por mais de cinco décadas, tem se mostrado um verdadeiro celeiro de histórias de sucesso, proporcionando oportunidades educacionais para jovens e adultos.

Atualmente a escola atende 1.346 estudantes do centro e de outros 50 bairros da cidade com suas 14 salas de aula divididas em dois pisos, demais dependências e quadra poliesportiva.

Muitos de seus ex-estudantes convidados para a homenagem conseguiram alcançar seus sonhos e ingressar em faculdades, tornando-se profissionais bem-sucedidos nas mais diversas áreas no município, além de várias personalidades e políticos.

“Essas conquistas refletem o compromisso da Rede Estadual de Ensino em proporcionar uma educação de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do presente e do futuro”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Para a diretora da unidade, professora Valdelice de Oliveira Holanda, a escola é um caso de sucesso e desenvolve vários projetos, dentre eles, a banda de música que já se tornou referência no meio cultural.

“Recentemente, fizemos uma reforma na estrutura física, no paisagismo e na rede elétrica. Uma melhoria que se completa em sala de aula com Chromebooks para os estudantes, SmartTVs, amplo auditório, laboratório de biologia, biblioteca e todos os demais recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados pela Seduc”, disse.

A diretora afirmou que, desde que assumiu a direção, em fevereiro deste ano, focou os esforços em melhorar os indicadores de aprendizagem garantindo 100% de participação dos estudantes nas avaliações do Sistema Estruturado de Ensino, CAED e SAEB. “Todas essas ações foram possíveis graças ao apoio que tivemos da Seduc, da Diretoria Regional de Educação, dos professores, do Grêmio Estudantil e dos pais, principalmente”, garantiu. 

A diretora destacou, ainda, que a escola mantém diversas parcerias com a Prefeitura de Várzea Grande, universidades, Senai e Sesi, por exemplo.

“O trabalho realizado pela atual gestão da escola é exemplar. A unidade foi reciclada e está bem cuidada, bem orientada e com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Ganha os nossos estudantes, ganha a educação pública e ganha o município. Só tenho que comemorar por este momento tão especial na história da Adalgisa de Barros", avaliou Maria Denize, diretora regional de Educação do polo Várzea Grande.

Quem também comemorou os 58 anos da escola foi o vice-presidente do Grêmio Força Jovem, José Lima de Moraes Neto, do 3º ano do Ensino Médio.

“Nossa escola é muito mais do que um lugar de estudo. Desde o dia em que entrei nesta instituição, ela se eternizou em meu coração. O busto que o Grêmio Estudantil e todos os alunos dedicaram à brilhante educadora será um marco em Várzea Grande e em todo o Estado, sendo a primeira homenagem desse tipo em uma escola”, manifestou.

“Minha família tem uma longa história com a Adalgisa de Barros, com meus pais, irmãos e tios estudando aqui desde o início. Sempre tive o sonho de fazer parte dessa comunidade, e, quando finalmente entrei, senti que estava no lugar certo. A educação oferecida aqui é de qualidade excepcional, e a disciplina é valorizada, o que torna o ambiente ainda mais propício para o aprendizado e o crescimento pessoal”, completou José Lima.

Adalgisa Gomes de Barros

A educadora que deu nome à escola nasceu em 2 de junho de 1886, na cidade de Rosário Oeste, distante 105 km de Cuiabá. Além de importante representante do magistério, Adalgisa de Barros também desempenhou papel político para que a rede de energia elétrica fosse implantada em Várzea Grande, por volta do ano de 1948, além de outras ações de interesse público. Ela deixou um grande legado como professora e faleceu em 14 de março de 1975, aos 89 anos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet