Cuiabá, sábado, 27/04/2024
22:42:57
informe o texto

Notícias / Geral

30/07/2023 às 14:40

UMA DELÍCIA

Seduc realiza competição SuperChef da Educação para valorizar merendeiros da Rede Estadual

As inscrições iniciaram no dia 19 de julho e estarão abertas até 6 de agosto

Leiagora

Seduc realiza competição SuperChef da Educação para valorizar merendeiros da Rede Estadual

Foto: Harleid Claiton

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promove a Competição SuperChef da Educação' - Melhores Receitas Rede Estadual de Ensino, com intuito de valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar a utilização de alimentos oriundos da agricultura familiar como determina o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
 
As inscrições iniciaram no dia 19 de julho e estarão abertas até 06 de agosto.

De acordo com a coordenadora de alimentação escolar da Seduc, Luana Leão, a receita poderá ser de livre escolha do participante, tendo como critério único a obrigatoriedade de ser uma receita salgada.
 
Para participar, é simples. Basta os interessados estarem desempenhando a função de Apoio Administrativo Escolar- Nutrição Escolar, no ano de 2023, em uma unidade escolar da Rede Estadual de Ensino, podendo ser efetivo ou contratado.
 
Os interessados em participar podem entrar no site da competição clicando neste link, realizar o cadastro, incluir a receita com os ingredientes, modo de preparo e uma foto da receita pronta.

O resultado final da competição será conhecido no dia 06 de outubro, quando será realizado o preparo da receita, que será avaliada por quatro jurados seguindo critérios quanto ao modo de preparo, boas práticas, sabor e apresentação.
 
Etapas da competição
 
A competição será realizada em etapas: A primeira será eliminatória, em que os ingredientes das receitas serão analisados por nutricionistas da Seduc quanto ao tipo de alimento (in natura, processado, ultra processado e proibido) e a criatividade.
 
A segunda será classificatória. Nutricionistas, junto com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), irão analisar os ingredientes quanto a viabilidade do PNAE, se são oriundos da agricultura familiar e a criatividade do prato. Nesta fase, as receitas que obtiverem 20 pontos ou mais serão classificadas e participarão da votação por parte da comunidade escolar.
 
Na fase de votação, as receitas estarão disponíveis no site da competição com a foto, os ingredientes, modo de preparo e a DRE à qual pertence o participante. A votação será aberta e as três receitas mais votadas por DRE serão premiadas, sendo que a receita vencedora de cada DRE virá para Cuiabá para participar da etapa final.
 
Premiação
 
As premiações serão para os três primeiros colocados por DRE e para os três finalistas. Para todos os participantes que foram aprovados na primeira etapa serão entregues certificados de participação.
 
Para os três primeiros colocados na segunda etapa, inscritos em cada Diretoria Regional de Educação, os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: para o 1º colocado, uma diária com acompanhante em pousada ou hotel; para o2º colocado, um cartão presente de loja, no valor de R$ 700; 3º colocado ganha um day spa em um salão de beleza, no valor de R$ 400.
 
Na etapa final, os prêmios serão distribuídos nas seguintes categorias: 1º colocado levará um notebook; o 2º colocado ganhará um aparelho celular, e o 3º colocado, um tablet.

Os 14 finalistas ganharão curso de gastronomia no formato EAD (online) da Escola de Gastronomia Brasil – IGA. A receita vencedora do 1º lugar estará no cardápio escolar de 2024.
 
Angelica Francisca, que atua há 11 anos como merendeira na Escola Estadual Antônio João Ribeiro, em Poconé, é umas das profissionais que já se inscreveram na competição. Ela adiantou que o prato que inscreveu é "uma explosão de sabores e uma mistura cultural" agregada ao prato bem conhecido na cozinha brasileira, além do valor nutricional do mesmo.
 
“Por enquanto, o nome é segredo! Esse concurso me surpreendeu e a expectativa é muito grande, pois essa valorização engrandece o nosso trabalho diário. A responsabilidade em cuidar da alimentação dos alunos é enorme e exercemos isso com muito amor”, comentou.
 
Já Elisangela Dias, bacharel em Administração Pública, trabalha na Escola Estadual Lourenço Peruchi, em São José dos Quatro Marcos. Ela disse que só de participar da competição se sente vitoriosa e ressalta que será uma oportunidade para mostrar que exerce seu trabalho com amor.
 
Saiba mais sobre a competição clicando neste link.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet