Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:47:55
informe o texto

Notícias / Política

06/08/2023 às 15:01

CASA LOTADA

Botelho diz que 24 deputados 'é de bom tamanho' e que ampliação de vagas na AL depende do Congresso

O parlamentar ainda reforça que acha que esta proposta não passará no Congresso porque teria que tirar vagas de estados fortes como o Paraná

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Botelho diz que 24 deputados 'é de bom tamanho' e que ampliação de vagas na AL depende do Congresso

Foto: JL Siqueira / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), já deixou claro que está satisfeito com a quantidade de parlamentares na Casa e não acredita que haverá alteração no número de cadeiras do Parlamento, uma vez que esta definição depende do Congresso Nacional. 

O que ocorre é que, com o aumento populacional registrado pelo censo de 2022, começou a discussão sobre a ampliação de vagas em algumas Câmaras Municipais, dentre elas, de Cuiabá, que deve saltar de 25 para 27 legisladores. Porém, no caso da Assembleia esta mudança precisa ser discutida na esfera nacional. 

“Essa discussão não cabe à AL, já consultei isso. Precisa o Congresso fazer uma redistribuição do número dos deputados federais e é bom que se diga que não é a Assembleia, se eles fizerem a redistribuição de deputados federal é automático que aí sim isto impactaria em Mato Grosso”, explicou. 

Porém, Botelho deixa claro que não acredita que isto venha ocorrer porque teria que tirar vagas de estados fortes como o Paraná, o que acabaria por inviabilizar a proposta. Mas além das questões técnicas, o presidente da Casa alega que para ele, o número atual é suficiente. “Eu acho que 24 está de bom tamanho, não tem necessidade de mais [deputados]”, afirmou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet