Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:28:11
informe o texto

Notícias / Política

08/08/2023 às 08:42

ILUMINAÇÃO

Vereadora cobra continuidade de convênio para instalação de 70 mil lâmpadas de Led em Cuiabá

Lâmpadas foram adquiridas pelo Governo de Mato Grosso, por meio do programa MT Iluminado

Eduarda Fernandes

Vereadora cobra continuidade de convênio para instalação de 70 mil lâmpadas de Led em Cuiabá

Foto: Assessoria

A vereadora Michelly Alencar (União) encaminhou requerimentos à Prefeitura de Cuiabá solicitando informações acerca da não continuidade no processo de convênio com o governo estadual para a instalação de lâmpadas de LED na Capital. O que ensejou a iniciativa foi uma vistoria realizada pela parlamentar no final de julho, na Arena Pantanal, onde ela encontrou mais de 70 mil lâmpadas de LED em desuso. 

O material é oriundo do programa MT Iluminado do governo estadual, que adquiriu as lâmpadas em abril de 2022 para Cuiabá, visando a iluminação completa da cidade.

Segundo a parlamentar, a destinação das lâmpadas à Capital não se concretizou por falta da conclusão de um convênio entre gestão municipal e estadual. “Porque o prefeito Emanuel Pinheiro não faz o convênio com o estado de Mato Grosso. E que dá uma tristeza, que dá uma revolta ver essa quantidade de lâmpada aqui. Enquanto muitos bairros estão no escuro e as pessoas estão sofrendo, padecendo com a infraestrutura e a falta de segurança nos bairros”, lamentou.

Justificativa da prefeitura

Ao responder uma cobrança similar feita pela vereadora no mês passado, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, garantiu que Cuiabá tem cumprido todos os critérios estabelecidos para adesão ao Programa MT Iluminado. Segundo ele, desde novembro de 2022, a empresa pública tem efetuado o cadastro de projetos e entregado as documentações necessárias para garantir o acesso às lâmpadas de LED.

A última cobrança do Estado foi por uma comprovação de que a empresa pública é a responsável pela manutenção da iluminação pública de Cuiabá. Quanto a isso, o diretor-geral havia se comprometido a cumprir a exigência.

MT Iluminado

A iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de instalar lâmpadas de LED em todos os pontos de iluminação pública nos 136 municípios que aderiram ao MT Iluminado.  De acordo com estudos, as lâmpadas de LED são mais econômicas e duráveis e o investimento em sua aquisição é compensado com a economia em até dois anos e meio.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet