Cuiabá, sábado, 18/05/2024
19:42:27
informe o texto

Notícias / Política

12/08/2023 às 14:10

APROXIMAÇÃO

Mauro e Alan Porto citam abertura de diálogo e elogiam postura do MEC no governo Lula

Governador disse que nunca foi recebido na Educação na gestão anterior

Da Redação - Jardel P. Arruda / Da Reportagem Local - Gabriella Arantes

Mauro e Alan Porto citam abertura de diálogo e elogiam postura do MEC no governo Lula

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, elogiaram a abertura ao diálogo como postura do Ministério da Educação, comandado por Camilo Santana (PT), na gestão do presidente Lula (PT). As declarações foram dadas durante reunião do Conselho de Educação, realizada na manhã de quinta-feira (10), com a presença do ministro, no Malai Manso Resort, em Chapada dos Guimarães.

“Eu cochichei aqui no ouvido do ministro que em 4 anos de governador deste estado, estou no segundo mandato, não tive uma única visita com o anterior ministro da Educação do nosso país. Ministro Camilo Santana já vem pela 3ª vez a Mato Grosso e eu também já tive a oportunidade de estar com ele em outras situações”, disse o governador Mauro Mendes, em discurso.

Esse mesmo apontamento foi feito pelo secretário Alan Porto. De acordo com ele, a interação entre o MEC e as secretarias estaduais de Educação tem colaborado para construção de uma política nacional uniforme nas várias regiões brasileiras, além de levar experiências positivas dos estados para o nível nacional.

“Estamos construindo as normativas juntos. O programa Criança Alfabetizada, do governo federal, que já é uma realidade no estado de Mato Grosso com o Alfabetiza MT, que é uma excelente iniciativa para fortalecer as políticas dos municípios em regime colaborativo. Essa política está sendo desenhada em conjunto entre estados e municípios. O diálogo de fato está acontecendo e quem ganha com isso são os estudantes de todo Brasil”, afirmou Alan Porto.

Essa não é a primeira vez que o governador de Mato Grosso e membros do primeiro escalão tecem elogios ao atual governo federal, apesar de terem sido adversários nas eleições de 2022. Mauro Mendes chegou a liderar um comitê de campanha de oposição ao presidente Lula no segundo turno.

Contudo, à exceção do caso da estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães e das críticas iniciais do governador à Reforma Tributária, a postura entre Mauro e o atual governo federal tem sido de aproximação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet