Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
19:15:40
informe o texto

Notícias / Política

16/08/2023 às 17:35

INDIGNAÇÃO

Mãe denuncia maus-tratos contra filha de 1 ano em Emeb de Cuiabá

Creche alega que ferimentos foram causados por mordidas, mas perícia revela que algumas lesões foram feitas com unhas

Luíza Vieira

Mãe denuncia maus-tratos contra filha de 1 ano em Emeb de Cuiabá

Foto: Reprodução

Uma mãe denuncia que a filha, de apenas 1 ano de idade, tem sofrido agressões na Escola Municipal de Educação Básica José Nicolau Pinto, situada no Bairro do Porto, em Cuiabá. A creche alega que ferimentos foram causados por mordidas em uma briga entre as crianças, mas perícia revela que algumas das lesões foram feitas com unhas.

Conforme informações da perícia técnica, a mãe que tem mais dois filhos, foi buscar as crianças na escola e, ao chegar, foi comunicada de que a caçula de 1 ano tinha sido mordida por um coleguinha, mas que estaria dormindo naquele momento, sendo orientada a buscá-la mais tarde.

Ao buscar a criança, percebeu que ela estava com várias lesões pelo corpo. Ao questionar a unidade escolar, a educadora informou à mãe que os ferimentos seriam resultado de uma briga entre as crianças, as quais tinham se mordido.

Não satisfeita com a resposta, dado que os ferimentos não correspondiam às marcas de uma mordida, a mãe registrou um boletim de ocorrência no dia 8 de agosto. Conforme o resultado da perícia, foi constatado que a criança foi unhada.   



“No terço médio do antebraço esquerdo notam-se 03 escoriações com formato arciforme, com concavidades voltadas para o mesmo lado, compatíveis com estigmas ungueais. Adjacente a essas escoriações, há equimose de cor avermelhada, com formato irregular”, diz trecho da perícia que relata ainda que os ferimentos eram recentes.

“As lesões são recentes, tem o mesmo nexo temporal (menos de 24 horas de evolução) e foram causadas por ação contundente”, detalha outro trecho.

Em nota, a prefeitura reitera que houve uma briga entre as crianças que teria ocasionado as lesões na vítima.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que houve um desentendimento entre crianças. A SME promove constantemente formação para os profissionais a fim de evitar situações semelhantes. A Coordenadoria Técnica de Ensino, por meio de orientativos - Cuidar e Educar - encaminhados as unidades dissemina as diretrizes para o cuidado e o atendimento aos estudantes. As orientações foram reforçadas junto aos profissionais. A Secretaria Municipal de Educação está apurando os fatos e tomara as medidas cabiveis. A Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com as famílias para ouvir ambas as mães, a fim de adotar os encaminhamentos necessários.


Errata: essa reportagem apurou que a criança agredida não é autista, quem tem o transtorno é seu irmão mais velho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet