Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
15:38:41
informe o texto

Notícias / Variedades

02/09/2023 às 15:34

GRAVE

Kayky Brito: entenda o que são politrauma corporal e traumatismo craniano

Ator foi atropelado na madrugada deste sábado e seu estado de saúde é gravíssimo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

O ator Kayky Brito foi atropelado na madrugada deste sábado (2) no Rio de Janeiro. A secretaria municipal de Saúde afirmou que ele está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e que seu estado de saúde é gravíssimo.

Kayky teve politrauma corporal e traumatismo craniano depois de ser atropelado por um carro de aplicativo na Barra da Tijuca. Entenda abaixo as duas condições enfrentadas pelo ator.

O que é politrauma corporal

O politrauma corporal, também chamado de politraumatismo, é uma lesão grave de ao menos dois órgãos ou duas partes distintas do corpo causadas por forças externas de natureza física (colisão) ou química (queimadura), segundo o médico ortopedista Alberto Gotfryd, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os acidentes de trânsito são a principal causa de politrauma corporal, causados muitas vezes pelo excesso de velocidade e pela distração com celular ao dirigir.

Casos de politraumatismo podem incluir lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna, hemorragias, entre outras complicações.

O atendimento às vítimas de um acidente envolve a manutenção nas vias aéreas, o cuidado com a coluna cervical, o controle de eventuais hemorragias e a realização de exames neurológicos para saber se a vítima consegue se comunicar e mover braços e pernas.

O que é traumatismo craniano

O traumatismo craniano, ou tramatismo cranioencefálico, é uma lesão causada por um impacto na região da cabeça, segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os casos de traumatismo craniano costumam surgir em acidentes domésticos, no trânsito e na prática de esportes, bem como em situações de violência.

Situações de maior gravidade são as que envolvem sangramentos, perda de consciência, dificuldade para falar, náuseas e vômitos.

Vítimas de traumatismo craniano podem ter o pescoço imobilizado para que o problema não se agrave. Em casos extremos, pode ser necessário o tratamento de hemorragias e a realização de massagem cardíaca.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet