Cuiabá, segunda-feira, 17/06/2024
00:47:22
informe o texto

Notícias / Geral

07/09/2023 às 11:03

CONFIRA

Cuidados com os pets: médica veterinária dá dicas e alerta sobre riscos durante calor e tempo seco

As dicas dadas pela profissional oferecem qualidade de vida e diminuem os riscos dos animais contraírem complicações na saúde

Eloany Nascimento

Cuidados com os pets: médica veterinária dá dicas e alerta sobre riscos durante calor e tempo seco

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

Recordes de calor, tempo seco, baixa umidade do ar, muita fumaça e queimadas marcaram o mês de agosto em Cuiabá e região. Essas condições climáticas ainda devem continuar em setembro até que chegue a temporada de chuvas. Neste período é comum que os cuiabanos tomem cuidados com a saúde, mas o que muitos não sabem é que os pets também sofrem e precisam de mais cuidados nesta época.

Segundo a médica veterinária Elenice Marta de Barros, neste período de calor excessivo é preciso um cuidado com os pets, em especial os cachorros. Isso, porque os animais sentem muito calor e a maneira que eles manifestam o sofrimento com as altas temperaturas é através da respiração, onde eles ficam com a língua para fora e ofegantes. 

“Nesses dias de calores excessivos, principalmente agosto e setembro, não é aconselhado sair para fazer passeios, se tiver necessidade, como em casos em cães não fazem xixi ou defecam dentro de casa, opte por realizar estes passeios de forma mais curta, em um espaço de tempo menor, onde eles só fazem as necessidades e voltam para casa. É orientado que mesmo que curto, sempre leve um potinho  para o animal consuma água no caminho”, explicou.

Em razão das altas temperaturas, o chão, principalmente o asfalto acumulam calor e isso pode causar ferimentos na pata do animal, então além de manter a hidratação e fazer passeios curtos, a médica revela como o solo deve estar. “Uma dica é que o dono do animal tire o seu sapato, coloque o pé no chão e fique com ele até 50 segundos para você sentir a temperatura. Se estiver confortável para você, vai estar confortável para ele”, disse Elenice.

A profissional ainda explicou a importância de medidas para umidificar o ar. “Em relação a umidade do ar baixa, é preciso manter esse animal em um lugar onde tenha ventilação, que seja arejado, se possível colocar um umidificador, se não puder coloque bacias com água, toalha molhada no chão, isso ajuda a aumentar a umidade do local onde ele se encontra”, orientou.

Outra dica importante é manter o animal sempre hidratado. Em casos de pets que consomem pouca água, a especialista sugere oferecer frutas, como melancia, melão, maçã e também fazer cubinhos de gelo.

“Isso faz com que ele ao mesmo tempo que se hidrate, vai consumindo essas frutas congeladas para diminuir o risco dele ter uma desidratação pelo excesso de calor”, assegurou.

As dicas dadas pela médica oferecem uma qualidade de vida e diminuem os riscos de contraírem complicações na saúde em decorrência do calor e da baixa umidade. Uma delas é a doença chamada tosse dos canis, onde os pets ficam tossindo em excesso.

“A maioria das pessoas acham que eles estão engasgados, mas na verdade é uma bactéria que se aloja no trato respiratório do animal, é uma doença que tem fácil tratamento e existe prevenção, como a vacina para a tosse canina”, garantiu. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet