Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
17:25:38
informe o texto

Notícias / Política

04/09/2023 às 11:00

RELATÓRIO A CAMINHO

Após apresentação de defesa, AL quer por fim em polêmica de Cattani e mulheres nesta semana

Contudo, o parlamentar se vê envolvido em outra polêmica, que tem rendido ameaças à vereadora Maysa Leão

Da Redação - Renan Marcel/ Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Após apresentação de defesa, AL quer por fim em polêmica de Cattani e mulheres nesta semana

Foto: JL Siqueira/ALMT

O relatório final do processo disciplinar contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) pode ser apreciado nesta semana na Assembleia Legislativa. O prazo de até cinco sessões após a apresentação da defesa está chegando ao fim e o entendimento dentro da Comissão de Ética é liquidar o assunto, sem mais delongas. O documento será levado ao plenário para apreciação pelos deputados.

Cattani é alvo da Comissão de Ética por ter comparado um mulheres a vacas durante um reunião da Frente Parlamentar Pró-Vida, ou seja, contra o aborto. O caso rendeu puxões de orelha e cobranças de entidades representativas por punições. Dentro da AL, há o consenso entre a maioria dos deputados de que não cabe cassação de mandato. Outras medidas que podem ser adotadas  incluem a suspensão, em pouco mais de um mês, e a advertência, que seria um tipo de censura.

"Deliberamos que a gente deve, na semana que vem, já vir com o relatório final. Muito provável então que, caso ele não peça nenhuma dilatação de prazo, esse assunto na semana que vai estar encerrado aqui na Casa. O prazo é de cinco sessões após a apresentação da defesa, que ele fez na semana passada, e por isso já está correndo. A subcomissão pediu até semana que vem para fazer análise e os deputados desta subcomissão podem apresentar o parecer para votação ou pedir uma semana de prazo. Mas na reunião que tivemos entendi que é o desejo de todos que isso se encerre na semana que vem", disse a presidente da Comissão de Ética, deputada Janaina Riva (MDB), no último dia 30.

Essa subcomissão é formada pelos deputados Júlio Campos (União Brasil), como membro, Max Russi (PSB), relator, e Elizeu Nascimento (PL), revisor.

Ao mesmo tempo em que se encerra o caso da comparação de mulheres a vacas, o deputado Gilberto Cattani se envolve em outra polêmica: a briga com a vereadora Maysa Leão, que acionou a Procuaradoria da Mulher da AL por conta de um vídeo postado pelo parlamentar. O bate-papo sobre castração química e física de estupradores tem rendido ameaças contra a vereadores e seus familiares. 


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet