Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:30:54
informe o texto

Notícias / Geral

06/09/2023 às 18:16

TRAGÉDIA

Com 36 mortes, última passagem de ciclone extratropical supera a maior tragédia natural do estado

Os números foram atualizados pela Defesa Civil estadual no fim da tarde

Do G1

Com 36 mortes, última passagem de ciclone extratropical supera a maior tragédia natural do estado

Foto: Reprodução / Instagram

Chegou a 36 o número total de mortes pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado desde a segunda-feira (4). Nesta quarta (6), o governo confirmou mais 9 em Roca Sales, três em Lajeado, duas em Estrela, uma em Santa Tereza, uma em Encantado e uma em Cruzeiro do Sul. (Saiba mais abaixo)

Os números foram atualizados pela Defesa Civil estadual no fim da tarde. Nessa atualização, o número de mortes em Muçum foi corrigido de 15 para 14. Confira o número total no gráfico abaixo.



Pela manhã, o total de óbitos anunciados era de 31, 10 a mais do que o dia anterior.

As mortes registradas no Rio Grande do Sul até a manhã desta quarta já superam a maior tragédia natural das últimas quatro décadas no estado, quando 16 pessoas morreram em junho. Em entrevista na noite de terça, o governador Eduardo Leite confirmou que se trata da pior tragédia natural do estado.

Ciclone extratropical de junho

Em junho, o governo estadual havia declarado que a passagem de um ciclone extratropical, que devastou cidades sobretudo no Litoral Norte e na região dos Vales, era o pior desastre natural já registrado no estado nos últimos 40 anos.

Outras seis mortes foram confirmadas entre segunda (4) e esta terça em cidades do Norte do RS e do Vale do Taquari.

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas ao longo da segunda-feira (4). Conforme se deslocou em direção ao oceano, o fenômeno ganhou intensidade. À noite, formou-se o ciclone.

Quem são as vítimas

Muçum


As 14 vítimas de Muçum não tiveram a identificação divulgada até a última atualização desta reportagem.

Mato Castelhano

Em Mato Castelhano, um homem morreu após a caminhonete em que ele estava ser levada pela correnteza. Outra pessoa, que também estava no carro, conseguiu sair do veículo por conta própria e está segura, segundo os bombeiros.

A vítima foi identificada como Cristiano Schusler, de 41 anos. De acordo com a prefeitura de Mato Castelhano, ele era solteiro, trabalhava como agricultor e morava com a mãe na localidade de Nossa Senhora de Lourdes, no interior do município. Schusler foi velado durante a segunda-feira e sepultado na manhã desta terça.

Passo Fundo

Em Passo Fundo, um homem morreu após receber uma descarga elétrica durante o temporal. Ele estava em casa e foi resgatado por familiares. A vítima, identificada como Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 anos, chegou a ser levada para o Hospital Municipal Doutor César Santos, mas não resistiu. Segundo moradores, o homem foi encontrado caído em casa. Os vizinhos prestaram os primeiros socorros.

Ibiraiaras

Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram ao ficarem presas dentro de um veículo. Conforme a Defesa Civil, elas tentavam atravessar um rio, e o veículo foi levado pela correnteza.

De acordo com a prefeitura do município, eles eram agricultores e deixam duas filhas. Eles tentavam atravessar um rio, e o veículo acabou sendo levado pela correnteza. O carro ficou retorcido com a força da água, e Delve Francescatto e Fátima Godoi Francescatto ficaram presos às ferragens.

Estrela

Em Estrela, um homem de 58 anos morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica na manhã desta terça. De acordo com relatos, Moacir Engster auxiliava um vizinho a retirar móveis de casa por conta da enchente. Ele é pai de um secretário municipal de Teutônia, cidade vizinha, que confirmou a morte. Não há informações sobre a segunda vítima.

Lajeado

Uma das mortes foi causada por um acidente durante um resgate que se realizava em Lajeado, sobre o Rio Taquari. O cabo no qual um policial militar resgatava uma mulher, identificada como Maria da Conceição Alves do Rosário, de 50 anos, se rompeu e ambos caíram no rio. A mulher não resistiu e o PM foi resgatado em estado grave para um hospital da região. Não há informações sobre a segunda vítima.

Roca Sales

Na quarta-feira, a Defesa Civil do RS confirmou 9 mortes em Roca Sales. A identidade das vítimas não foi divulgada, nem o contexto em que as mortes aconteceram.

Cruzeiro do Sul, Encantado e Santa Tereza

A vítima não teve a identidade divulgada pelas autoridades nem o contexto em que a morte aconteceu.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet