Cuiabá, sábado, 27/04/2024
21:34:27
informe o texto

Notícias / Esporte

11/09/2023 às 10:16

PONTOS DE ESPORTE E LAZER

Desde que começou a treinar, foi mudança atrás de mudança, destaca mãe de atleta paralímpico beneficiado com programa estadual

Abraão Siqueira, de 11 anos, que mora em Paranatinga, participou de paralimpíada e tem obtido resultados significativos no esporte

Leiagora

Desde que começou a treinar, foi mudança atrás de mudança, destaca mãe de atleta paralímpico beneficiado com programa estadual

Foto: Assessoria

Beneficiado com o Programa Pontos de Esporte e Lazer, edital do Governo de Mato Grosso, o paratleta Abraão Siqueira, de 11 anos, que mora em Paranatinga, tem obtido resultados significativos no esporte. Ele pratica paratletismo há três anos e, desde então, vem evoluindo consideravelmente, como destaca a mãe dele, Evanize Siqueira. 

“Desses três anos para cá, desde que começou a treinar foi mudança atrás de mudança e a interação dele está sendo muito boa. O Abraão está pegando na mão das pessoas que nunca viu e abraça todo mundo. Antes, o que ele fazia era correr”, afirmou.

Abraão conquistou medalhas de prata em duas provas, arremesso de peso e lançamento de pelota na classe F40, categoria sub14, nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em Brasília, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro. 

A mãe do atleta, que tem nanismo e deficiência intelectual, contou que o objetivo da família era que que ele interagisse com outras pessoas através do esporte, mas que se surpreendeu com os resultados dele na competição.

“A gente sempre subestima o intelectual do Abraão e ele estava lá para disputar com os outros atletas de igual para igual. O objetivo dele era a competição”, comemora.

Abraão faz parte da Associação Desportiva de Paranatinga (377 km de Cuiabá).

A professora e coordenadora da Adesp, Andressa Carvalho, comemora o resultado e credita ao Governo do Estado a inclusão dos atletas paralímpicos.

"O Governo deu essa oportunidade para todos, não só para quem já é bom no esporte, mas também para quem inicia. A nossa associação não tem outra ajuda a não ser o Governo do Estado e é uma mão que faz toda a diferença”, destaca a professora.

A Adesp existe há cinco anos e promove esporte e inclusão para pessoas de todas as idades, além das competições paralímpicas nacionais para crianças com deficiências (mental, visual ou física).

“Entramos com as documentações e através desse edital importantíssimo da Secel, o Pontos de Esporte e Lazer, a vida de alguns alunos que tínhamos naquele momento e a de novas crianças, mudou”, ressaltou Andressa.

O projeto, segundo ela, tem duas linhas de trabalho.

“Atendemos aquele aluno que a mãe deseja apenas a melhoria na qualidade de vida, mas a gente também tem a turma de treinamento, pois tem criança com deficiência que fala: 'eu quero essa oportunidade'", declarou.

Pontos Esporte e Lazer

O edital tem por objeto fomentar 40 projetos propostos por Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com atuação comprovadas em atividades esportivas e de lazer há pelo menos dois anos e que venham atender ao interesse social e coletivo.

Paralimpíadas Escolares

O Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), levou 34 atletas para participar da II regional das Paralimpíadas Escolares 2023, e o resultado foi a conquista de 50 medalhas, sendo 31 de ouro, 17 de prata e duas de bronze, nas modalidades atletismo, bocha e natação.

Coordenada por membros da Secel, a delegação era composta por 61 membros, entre eles atletas, técnicos e stafs das cidades de Araputanga, Brásnorte, Cáceres, Canarana, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga e Várzea Grande.

 
Secel-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet