Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:22:19
informe o texto

Notícias / Política

13/09/2023 às 18:51

PRIMEIRA VOTAÇÃO

PL amplia acesso a benefícios sociais para ‘famílias invisíveis’

Proposta do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa segue agora para segunda votação

Leiagora

PL amplia acesso a benefícios sociais para ‘famílias invisíveis’

Foto: JL Siqueira / ALMT

A proposta do deputado Max Russi (PSB), que fortalece o amparo de famílias em situação de vulnerabilidade por meio de programas sociais, avançou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O Projeto de Lei n.º 912/2023 foi aprovado em primeira votação nessa quarta-feira (13), no plenário da Casa de Leis.
 
O deputado reforça que a intenção é criar um guia informativo, contendo orientações sobre todas as redes de atendimento a pessoas carentes. “Muitas famílias desconhecem os seus direitos e os recursos sociais disponíveis para elas. Através de um guia informativo, podemos dar voz às famílias que estão 'invisíveis' e permitir que elas acessem os serviços e benefícios fundamentais da nossa rede de apoio.”, argumentou.
 
Com a nova medida, essas informações de interesse público passarão a ser disponibilizadas nos meios digitais, com toda publicidade nas redes sociais do Governo do Estado, nos sites eletrônicos pertinentes administrados e mantidos pela administração pública, direta e indireta, sendo possível ainda a sua impressão e distribuição gratuita.
 
“São mecanismos de busca das famílias em situação de vulnerabilidade. É necessário fazermos a identificação dessas famílias e trazê-las para o sistema de assistência social, facilitando o acesso delas a benefícios. Em muitas regiões, o CRAS não consegue chegar. Geralmente, essas famílias ficam isoladas, não recebem atendimento e não conseguem buscar aquilo que é de direto delas”, reforçou o deputado.
 
Conforme a Secretaria de Estado de Assistência Social (SETASC-MT), o estado possui 735.078 mil famílias inscritas no CadÚnico. Só Cuiabá contabiliza mais de 127 mil, sendo 58.147 declaradas em situação de pobreza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet